Uma boa entrevista pessoal - 1
Seguindo nossa ordem de postagens, o lógico seria após a elaboração de CV e uma apresentação à um funcionário da empresa que estejamos prospectando realizarmos uma entrevista. Isso claro, no melhor dos mundos. Então se formos chamados para uma entrevista o que fazer?
Precisamos nos preparar, especialmente no momento de mercado em que estamos inseridos hoje, uma entrevista pessoal é quase uma vitória e em termos gerais sempre podemos aprender algo com uma entrevista, mesmo que tenhamos uma resposta negativa. Trata-se de um assunto delicado, portanto vamos focar em mais de uma postagem sobre o tópico.
Recebemos um convite de entrevista através de uma empresa de Hunting:
Primeiro passo, a empresa está trabalhando com um cliente que muito provavelmente não foi divulgado, a posição talvez seja confidencial ou talvez estejamos sendo chamados para substituir um profissional que ainda não foi desligado, sendo o motivo que for, não precisamos entender todos os pontos ainda, mais adiante teremos tais informações. Há grandes chances de nosso perfil não ser 100% o que é requerido para a posição portanto, iremos apresentar de maneira objetiva cada um dos tópicos que apresentamos em CV, com como foi nossa elaboração do projeto?, como o implantamos?, quais foram nossos gastos previstos?, atingimos o objetivo?, ultrapassamos o orçamento?, quais foram os resultados? E o que aprendemos de todo o projeto?
Apresentaremos também os motivos por nossas movimentações de mercado, mesmo um perfil que possa parecer “instável” aos olhos do mercado, se bem justificado pode perder este estigma de perfil “pula-pula”. E mais importante, nosso motivo para estar buscando agora esta nova recolocação.
E por último, sejamos sinceros, uma entrevista apresentada de maneira honesta e verdadeira irá ser percebida por quem estiver entrevistando e pode evitar sermos selecionados para cumprir uma função que não conhecemos realmente. Não precisamos atender todos os questionamentos do consultor que estiver nos entrevistando, talvez se a posição não se enquadrar em nosso perfil será até melhor a longo prazo, por mais negativo que pareça a curto prazo. É importante lembrar que uma função ou conhecimento apresentado em entrevista, será lembrada na hora da atuação e caso não tenhamos realmente aquela skill, gastamos nosso tempo, da empresa, da consultoria e sujamos nosso CV atoa.
Para todas as entrevistas teremos aspectos específicos, portanto, vamos abordá-los também nos próximos textos!