Uma das metas para 2018 é...
➡️ Procrastinação ⬅️
Diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações.
As causas psicológicas da procrastinação variam muito, mas geralmente tendem a fatores como ansiedade, baixa autoestima e uma mentalidade auto-destrutiva. Pensa-se que procrastinadores têm um nível de consciência abaixo do normal, mais baseado em "sonhos e desejos" de perfeição ou realização, em vez de apreciação realista de suas obrigações e potenciais.[1]
O autor David Allen traz à tona duas grandes causas psicológicas de procrastinação no trabalho e no dia a dia que estão relacionadas à ansiedade, e diretamente ligada à preguiça emocional. A primeira categoria engloba coisas muito pequenas para se preocupar, tarefas que são uma interrupção irritante no fluxo das coisas, e que tem soluções de baixo impacto; um exemplo seria, organizar uma sala desarrumada. A segunda categoria contém coisas muito grandes para serem controladas, tarefas que uma pessoa pode temer, ou cujas implicações podem ter um impacto grande na vida da pessoa; um exemplo seria, um estudante de vestibular adiar indefinidamente o preparo para a prova, por causa da pressão recebida por seus familiares e o medo de não conseguir ser aprovado.
É de apontar que uma pessoa pode inconscientemente sobre-estimar ou subestimar o tamanho de uma tarefa, se a procrastinação se tornar um hábito.
(fonte: wikipedia)
Muitos de nós acabamos procrastinando, ainda mais quando ficamos navegando sem rumo nas redes sociais. O tempo passa mais rápido que o relógio.
Essas dicas são bem legais para quem quer sair desse círculo vicioso.
Recentemente, li esse livro - A Arte da Procrastinação.
Dai você pensa, nossa, esse livro pode me ajudar com dicas! Sim, ele tem dicas, mas são coisas tão óbvias que você fica pensando o que você está fazendo de errado. O autor é um procrastinador, mas muitas vezes no livro, parece que ele gosta de ser assim, e ainda da dicas de como se manter assim.
Vale a leitura? Sim. Mas se vc tiver um ebook baixado. A leitura é super rápida.
Eu sofro sendo procrastinadora. Esse é um dos meus pontos fracos. E quem não tem? Expor nas redes sociais que é o problema. As pessoas te julgam seja por qual motivo for. Seria mais facil florear, falar coisas lindas, com um português polido. Mas ai vem outro ponto fraco: Eu não consigo. Não sei falar uma coisa que não sou, e não sei fazer alguma coisa que não acredito. E cada vez mais vejo que uma coisa esta ligada na outra.