Uma empresa para revolucionar o serviço de internet no Brasil, por favor?
Mudei recentemente de endereço, sabia de todo o trabalho que envolve uma mudança: empacotar tudo, carregar, desempacotar, organizar a casa nova, ligar gás, água, contratar serviço de internet e tv a cabo.... é muita coisa e é sempre cansativo e estressante.
Nessa última mudança, mal eu sabia que teria um estresse ainda maior, pois contratar um serviço de banda larga no Brasil é uma tarefa que exige muita paciência e nada de pressa.
Pois bem, a proprietária do apartamento tinha um contrato com a NET, como não era do nosso interesse ficar com o combo dela, ela iria cancelar o plano. Nesse mesmo dia em que ela cancelou o serviço, nós ligamos na NET para contratarmos uma banda larga. Citamos que os aparelhos antigos da proprietária estariam na casa e perguntamos se esses não poderiam ser aproveitados, eles falaram que não, mas em todo momento ficou claro que havia tido uma assinatura no nosso endereço.
Então, conseguimos contratar o serviço e eles haviam até agendando dois dias para ligarem a internet, fiquei esperando nesses dois dias e nenhuma notícia. Precisei desmarcar compromissos e em nenhum dos dias eles vieram. Entrei em contato e só então eles avisaram que isso não seria possível, pois havia um plano ativo no apartamento. Contatamos a proprietária a qual não entendeu nada, pois ela já havia cancelado o plano. Ok, aceitamos que apenas após a retirada dos aparelhos antigos poderíamos contratar um novo serviço. Parece simples, né? Nada.
O telemarketing confirmava cada dia uma data, eu perdi algumas tardes à toa esperando eles que nunca chegaram. Depois de muitas ligações (e olha para que conseguir contato com a NET é bem difícil, já fiquei mais de 40 minutos ouvindo uma música chata e ninguém me atendeu, até que a ligação caiu). Enfim, eles retiraram os aparelhos! Descobri via o técnico da retirada que a empresa terceirizada que desliga os equipamentos nada tem a ver com a outra empresa que vem fazer a instalação. Ou seja, após ele sair eu teria que esperar mais algumas horas para entrar em contato novamente com eles e contratar os serviços.
No paralelo, não contratar a NET virou minha prioridade, porém aí vem a pior parte: a falta de opção.
A VIVO no site constava que não estava disponível no nosso endereço, dois dias depois havia um promotor deles no prédio dizendo que agora estava disponível. Perguntei por qual motivo não estava atualizado no site, ele respondeu que é assim mesmo, demora para atualizar no site, pois o escritório fica em outra cidade. Ainda assim não entra na minha cabeça como a empresa pode estar perdendo assinaturas, por não atualizar um simples CEP no site.
A TIM não está disponível no endereço ainda, ou vai ver só está desatualizada no site mesmo. A OI evitamos por estar em recuperação judicial, a Sky banda larga ainda existe em poucas cidades, a Nextel também não...
Mesmo com todo esse cenário, ainda tive que ficar com a NET. Com um péssimo atendimento e muita desorganização. Vamos acreditar que a internet irá funcionar, isso depois que ela for instalada... Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.
Isso me fez pensar o quanto esse nicho de mercado ainda precisa inovar, tanta tecnologia por aí e eles trabalhando na velocidade da idade da pedra. Assim como o Nubank veio revolucionar um mercado fechado e sistemático como os bancos ou a Quinto Andar que veio para balançar todas as estruturas do mercado imobiliário, espero muito que uma empresa inove nesse setor de serviços de telecomunicações.
Com o foco em agilizar os serviços & ter um atendimento humanizado e eficaz. Na nossa experiência a cada hora recebíamos uma informação, cada hora uma data... Falta eficiência e clareza nas informações. Seria tão simples se desde o início as informações tivessem sido claras e todos que nos atenderam tivessem acesso ao processo como um todo!
Um bom CRM conseguiria ter todas as informações de cada cliente e cruzar dados de endereços e afins. O telemarketing nem tem culpa no fim das contas, pois já recebe um processo quadrado e têm acesso a apenas algumas etapas isoladas. Quem precisa repensar o processo como um todo são as próprias empresas, ou em breve, e assim espero, serão engolidas por concorrentes que tenham um processo mais eficiente.
Abri o Reclame Aqui e vi muitas outras reclamações sobre todas as empresas do segmento, ou seja, há muito a ser melhorado ou mudado nesse mercado. O que garante a sobrevivência desses serviços é que todos são incompetentes, porém acredito que esse cenário irá mudar, pois as gerações mais novas e imediatistas irão acabar com cada um deles. Será uma verdadeira seleção natural, seguindo os preceitos de Darwin no qual apenas os mais aptos sobreviverão. E atualmente, eles só estão aptos a nos desapontar e estressar.
Era para ser tão simples, mas eu estou aqui há mais de 20 dias sem conseguir contratar uma internet na minha casa e o pior, sem opção.
NodeJS | AWS | React
5 aAne, a experiência aqui foi mais ou menos assim também. Tentamos a Copel e era o mesmo esquema: a empresa que instala é terceirizada e nunca cumpria os prazos (ou a Copel nunca passava pra eles direito). Perdi umas 2 ou 3 tardes de trabalho esperando eles e nada. A NET tem uma baita burocracia e passei a maior parte do tempo recusando pacotes que eles queriam vender a todo custo. Por incrível que pareça, eles não quiserem vender banda larga sem TV. Depois de chegar em um valor bom, mesma coisa da Copel: nada da instalação, lá se vão mais 2 tardes de trabalho. Precisei trocar a titularidade do meu plano da TIM e eles falaram que depois de 3 dias estaria ok, mas depois de não estar ok (obviamente), voltei lá e eles falaram que demoraria 60 dias pra dar certo. Ou seja, pagarei 2 parcelas do plano que é caro para aí sim poder mudar meu plano. A única que deu certo até agora foi a Vivo, que disponibilizou fibra aqui na região e a instalação foi rápida. Mas colegas que têm Vivo que não é fibra sofrem igual sofremos com a Copel e NET. Acho que Vivo Fibra é outra empresa, fora da Vivo. E sabe o que é o pior? No caso da TIM, por exemplo, eles não têm 1 reclamação respondida no ReclameAqui. Enquanto tudo for 'regulado' pelo governo, a concorrência nunca será realmente acirrada (basta ver a Verizon e a AT&T tentando entrar no mercado a alguns anos, não conseguindo e conversando com empresas já estabelecidas aqui ie Sky, AOL, etc pra ver se conseguem uma fatia do mercado). Se não existe concorrência direta a ponto de tremer a base dos caras, eles não tem motivos pra dedicarem um tempo para o atendimento aos (possíveis) clientes. Os bancos estão mudando isso (cancelei meu cartão de crédito do Itaú pela página deles do Facebook, achei fenomenal) (com exceção da Caixa e, possivelmente, do Banco do Brasil), e não foi com a chegada do NuBank, mas com a flexibilidade do Banco Central nos últimos anos e, consequentemente, com a quantidade de cooperativas e novos bancos sendo abertos por aí. Então conclui-se que a saída pra termos atendimentos e serviços melhores é a concorrência cada vez maior entre os provedores. Beijos e venham nos visitar em Maringay. Se bem que com esse calor, nós é que deveríamos visitar Rio 40º!