Uma espiada no futuro!

Uma espiada no futuro!

Hoje é 10 de abril de 2025, sim você leu certo, não é um erro de digitação, esse texto é uma espiada no futuro, na real um convite à esperança, para não esquecermos de quando o mundo se tornou mais humano!

Nesta manhã de sol do ano de 2025, abro a janela e ao sentir a brisa leve respiro fundo, para mentalmente agradecer o sol que acaricia minha face. Na rua crianças brincam sorridentes junto com outras pessoas que alegremente passeiam com seus animais de estimação, aproveitando o discreto calor do outono.

E pensar que houve um tempo em que precisamos nos isolar, evitar abraços calorosos, aglomerações e encontros afetuosos. Adotar essas medidas foi difícil alguns resistiram por não entenderem direito o significado destes cuidados, mas a maioria da população aderiu e valeu a pena. Em 2020 o mundo parou por um tempo, um inimigo até então pouco conhecido, denominado Coronavírus (COVID 19) quase venceu a guerra.

A economia foi impactada, especialistas e grandes líderes mundiais foram surpreendidos, coisas simples passaram a ser fundamentais, novos comportamentos precisaram ser adotados. No mercado de trabalho novas tecnologias e projetos que até então eram procrastinados, precisaram ser priorizados. O nível de prontidão dos times melhorou, novas habilidades vieram à tona e as pessoas mais uma vez mostram seu valor. Elas não se intimidaram em ter mais perguntas do que respostas, abraçaram virtualmente o novo e aos poucos foram construindo novos cenários, novas possibilidades.

O consumismo diminuiu, as pessoas gradualmente aprenderam a viver com menos, passaram a pensar de forma mais coletiva e colaborativa, descobriram o valor do perdão, da solidariedade e o real poder da conexão e dos benefícios da tecnologia.

Foi um período de angústias, incertezas agravado por perdas inestimáveis, sim a população foi muito impactada. O isolamento, o desaceleramento e a lavagem adequada das mãos foram primordiais, mas mesmo assim perdemos muitas pessoas nessa caminhada. O mundo conheceu novos anjos que incansavelmente lutaram em instituições de saúde pela vida dos seus semelhantes, até hoje sua atuação, descobertas científicas e maestria técnica nos emociona.Gratidão eterna!

É importante ressaltar que essa experiência vivenciada no passado, ajudou as pessoas a redescobrirem o valor das pequenas coisas, e por um tempo esquecerem as diferenças sociais. Nunca o aprender, desaprender e reaprender fez tanto sentido. Isoladas as famílias começaram a reinventar o futuro, aprenderam a dividir tarefas, a resgatar atividades básicas, a dividir, negociar e a viver a plenitude do amor em todos os sentidos.

Neste cenário desafiador, novos líderes surgiram, marcas que estrategicamente lá em 2020 pensaram em seus colaboradores e realizaram ações que impactaram positivamente no ecossistema sobreviveram e ainda hoje colhem os frutos disso. A economia sustentável ficou mais robusta e acessível.

Outro ponto importante, neste tempo as relações tóxicas não sobreviveram, as organizações descobriram que novos formatos de atuação são possíveis e que as pessoas são seres extraordinários. E viva o Home Office! Os líderes evidenciaram que resultados são alcançados com e por pessoas, que a vulnerabilidade não é fraqueza.

Que comunicação clara, respeito, equidade e relações de confiança tornam os cenários organizacionais mais saudáveis e que já não existia mais espaço para uma relação de comando e controle em um momento onde resultados sustentáveis eram necessários. Evoluímos!

Esses líderes gradualmente aprenderam a inspirar, substituíram supervisão pela autonomia e comunicação, instigaram o engajamento e disseminaram uma cultura de inovação, e as pessoas de forma geral mais leves, assimilaram os mais diversos conhecimentos e o melhor, conseguiram aplicar seus dons, para reconstruir um mundo melhor mais inclusivo, diverso e plural. Foi uma jornada desafiadora!

Ainda sentindo o efeito do sol em minha pele, sinto-me grata pela oportunidade de contar da minha janela, essa espiada no futuro, assim posso compartilhar um olhar de esperança com as pessoas que como eu almejam dias melhores. Espero que esse meu devaneio, seja visionário e ajude a renovar nossa esperança, nos instigue a sermos mais resilientes e a seguirmos em frente com coragem e leveza em nossos corações. Acredite tudo isso vai passar!

Lembre-se a tecnologia nos aproxima e nos permite entender a relevância das relações e das ações neste momento. Então vamos juntos cada um com seu estilo, sonharmos e desenharmos novos cenários, novas conexões para que 2025 chegue logo e esse período em que vivemos hoje passe e essa narrativa faça parte da nossa realidade!

Afinal juntos descobrimos que o valor do TER é infinitamente menor e tem menos importância do que o valor do SER e que depende de nós tornarmos o mundo mais humano!

Nunca deixe de sonhar e acreditar!

#tamojunto #vaipassar #fiqueemcasa #diasmelhores


Ótimo texto, só poderia ser escrito por você, um serumaninho iluminado e que motiva a todos.

Juliana Loiola

Gerente Operacional na Bem Promotora

4 a

Foi acolhedor ler esse texto! ❤️

Andréia, teu texto mais que inspirador, só me leva a uma resposta: Maio de 2025 - Nós sabiamos. Estava dentro de nós! Feliz 2026!!!

Fernanda Dalla Coletta

Psicóloga | Orientação Profissional e de Carreira | Coach | Desenvolvimento Individual | Mentora de Líderes | Mentora de Mulheres | Mentora de Carreira

4 a

Inspirador❤️ Sairemos pessoas melhores deste momento!!

Ricardo Nene

Diretor de TI, Inovação e PMO at Bem Promotora

4 a

Excelente!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Andreia Lemos

  • Sobre 2019 e suas oportunidades!

    Sobre 2019 e suas oportunidades!

    Ainda celebrávamos os últimos dias de 2018 e especialistas no assunto já mencionavam que 2019 seria um ano de…

    6 comentários
  • Coisas boas que a vida me possibilita realizar...

    Coisas boas que a vida me possibilita realizar...

    No último dia 13/12 aconteceu mais uma edição do Encontro de Líderes da Bem Promotora. Com o tema Luz, Câmera…

    3 comentários
  • Algo sobre fazer a diferença!

    Algo sobre fazer a diferença!

    Já parou para pensar que você pode ser a inspiração para alguém? Que suas ações e ensinamentos podem fazer a diferença…

    6 comentários
  • Mudar é preciso? Não tenha medo!

    Mudar é preciso? Não tenha medo!

    Mudanças por vezes são assustadoras,contudo são necessárias. Mas antes de decidirmos mudar passamos por uma etapa…

    7 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos