Uma estagiária e um mar de descartáveis
Essa semana foi muito emocionante para mim na Softplan. Quando entrei há 4 meses, me encantei muito com a empresa em vários sentidos, porém uma coisa que me inquietava muito, era a quantidade de copinhos descartáveis que eram usados, apesar de todos os colaboradores terem recebido uma caneca ao entrar na empresa. Eram mais de 33 mil copos por mês sendo descartados em uma ilha.
Fui perguntando a respeito e sempre escutava as mesmas coisas: "pois é, é horrível mesmo", "já tentaram mudar e não funcionou", "é assim mesmo" etc etc…
Como uma estagiária curiosa acabei indo parar em uma reunião que iriam tratar de assuntos sobre sustentabilidade na Softplan. Por ter trabalhado anteriormente com uma empresa que faz copos ecos, tudo aquilo era muito familiar para mim e eu estava feliz em saber que mais pessoas na empresa também estavam querendo trazer soluções sustentáveis.
No segundo encontro com esse grupo cheguei tímida e com uma apresentação repleta de dados: custos com a compra de descartáveis, quantidades, orçamentos e motivos pelos quais deveríamos substituir por copos ecos.
Como essa dor não era só minha, logo a ideia foi tomando corpo.
Convencida de que daria certo, precisávamos minimizar a resistência que retirar os copinhos traria, lembrando que se tratava de um hábito de 30 anos de quase 2.000 funcionários.
Junto com a maravilhosa Rosi, começamos pequenas ações de conscientização. Escrevemos informações sobre o impacto dos copos descartáveis e colocamos em todos os lugares onde eles eram usados.
O pessoal continuava pegando os copos, mas pelo menos agora tinha uma atmosfera de consciência, e alguns até comentavam: “esse é o último, prometo, amanhã trago a minha caneca.”
Depois disso, resolvemos fazer uma ação mais visual e participativa. Falamos com o pessoal da manutenção e pedimos para que durante uma semana, eles separassem os copinhos que eram jogados fora. Rapidamente juntamos muitos deles e colocamos bem no Hall de entrada, sujos mesmo, com um desafio proposto: Adivinhar quantos copos descartáveis eram usados por mês na Softplan.
E assim foi, o pessoal parava, olhava, e muitos participavam. Mais de 150 pessoas deram seus palpites e consequentemente pensaram, mesmo que por alguns segundos, na dimensão deste problema.
Em paralelo, o projeto de substituir os descartáveis por copos reutilizáveis estava a todo o vapor, participei de uma reunião com um sócio diretor e conseguimos aprovar a verba, depois pensamos na arte, modelo, tamanho, quantidades, logística comunicação e finalmente os copos estavam a caminho. Era muita gente envolvida, todos trabalhando voluntariamente para fazer dar certo!
E como a vida escreve certo por linhas tortas, parece que todo esse processo, de certa forma lento, era para fazer com que os copos estivessem prontos na data em que teríamos uma comemoração que reuniria toda a empresa para celebrar a certificação da GPTW (Great Place to Work).
Incrivelmente estava acontecendo: a empresa inteira reunida e os sócios anunciando que não teríamos mais copos descartáveis, todo mundo com chopp e copos ecos na mão e nenhum descartável.
Cenário ideal? Claro que não, tivemos muitos problemas também e ainda estamos enfrentando vários deles! Mas toda essa narrativa romântica vem da minha felicidade de ter pisado hoje em uma Soft que utiliza muito menos plástico do que quando entrei, e saber que muitas sementinhas de sustentabilidade foram plantadas e que ainda tem muito terreno para ser trabalhado.
Não importa se são duas ou duas mil pessoas, podemos sempre mudar e evoluir. Estou muito feliz por estar participando desse processo que envolveu e ainda está envolvendo tanta gente, e que tornou a Softplan uma empresa ainda melhor para se trabalhar.
First Art Director na Atrativa Marketing Digital
5 aParabéns pela iniciativa Tais Vargas Cunha!
Head of Financial AI na CloudWalk, Inc.
5 aVocê muda o mundo Tats! Suas mãos tem poder! Parabéns!
Sucesso do Cliente
5 aFiquei muito feliz com essa atitude , parabéns Taís por encabeçar essa iniciativa!
Cooperativismo , negócios e relacionamento.
5 aEloísa KrieglerDébora Felipe olha que legal meninas :)