Uma História Nunca Contada Sobre as Versões .NET
A história nunca contada sobre as versões .NET é uma viagem ao passado em 10 minutos, onde conto um pouco sobre minha experiência usando o .NET, desde quando comecei como desenvolvedor de software até os dias de hoje.
Aquele desenvolvedor iniciante terá uma visão das diferenças das versões da plataforma .NET praticadas no Mundo Real, suas tecnologias e variações.
Por outro lado, aquele desenvolvedor mais velho (sem ofensas), que também passou por isso, sentirá a nostalgia de lembrar do Web Forms… ou talvez não.
#O meu mundo real no desenvolvimento de software
Bem, comecei como desenvolvedor profissional em 1999/2000, justamente na virada do bug do milênio, mas já me aventurava muito antes, até mesmo da faculdade, quando aprendi o @@#!S%¨¨#@ Pascal.
Inclusive, um pouco antes disso, quando eu trabalhava na Novartis Biociências, já criava alguns sites usando HTML puro com CSS e hospedava naqueles serviços gratuitos como o HPG.
Tenso mesmo eram os navegadores da época, por exemplo, usávamos o navegador Netscape Navigator.
Escrevendo esse artigo, eu tive que voltar aqui nesse ponto e comentar uma coisa que lembrei. No início da década de 90 eu dava aulas de MS-DOS, baseado em cursos que fiz na escola de informática BIT Company. Mas deixa quieto, o artigo é sobre o .NET.
#O IDG Now!
Iniciei como desenvolvedor atuando na manutenção de websites da empresa IDG Computerworld, mais especificamente na editoria IDG Now!
Na época, o IDG Now!, usava uma plataforma chamada Zope na linguagem Python, para gerenciar as notícias e conteúdo do seu site. E foi justamente nessa época que aprendi muito sobre ferramentas de gestão de conteúdo CMS.
Comandada pela jornalista e editora Simone Freire, a equipe IDG Now! era fantástica. Tínhamos na equipe técnica, com profissionais de excelência, um desenvolvedor e um webdesigner, respectivamente Rodrigo Leme e Ricardo Untem.
Essas três pessoas da equipe IDG Now!, foram umas das 30 Pessoas que Influenciaram minha Carreira Profissional.
Nessa época, eu utilizava para programar, acredite se quiser, a IDE Macromedia Homesite. Comparada com o Visual Studio atualmente, Homesite é um lixo. Mas para a época, acredito que era o que tínhamos de melhor. E também fui expressamente proibido em usar o Dreamweaver.
Em 2001 comecei a desenvolver usando linguagem de programação ASP, Active Server Pages(extensão .asp) e a aventura foi enorme, misturava HTML com CSS e com código ASP… era uma zona!
#A plataforma .NET
A Microsoft criou uma plataforma de desenvolvimento para criar sites e programinhas para windows usando linguagens de programação diferentes, como VB e C#.