Uma hora volta a pingar.
Rumores de que a Vale vai voltar distribuir proventos anima o mercado.
A esperança do povo brasileiro deveria se tornar uma pílula e ser comercializada no mundo todo, em especial a dos investidores da Bolsa brasileira. É com esse tom de otimismo que quero destacar a performance da Vale (VALE3). Essa semana as ações da Mineradora conseguiram fazer a proeza de não apenas subir mais de 7%, como também atingir e superar sua máxima histórica. Ou seja, além de deixar pra trás as quedas observadas no começo da pandemia, ela ainda conseguiu ser negociada em patamares nunca antes alcançados.
Mas talvez vocês podem argumentar: “Ah! Mas as ações da Vale são beneficiadas pela alta do dólar e pela recuperação da economia chinesa, então nem se trata de otimismo nacional”. Sim, vocês estão certos. Acredita-se que as exportações de minérios de ferro dêem uma alavancada por conta da recuperação da gigante asiática, além disso, segunda-feira (20) tem divulgação de resultado operacional, então nada de novo sob o sol.
Porém, vocês não contavam com a astúcia da Vale em dar indícios de uma possível retomada no pagamento de proventos. Desde a tragédia em Brumadinho (MG) em janeiro do ano passado, a Vale suspendeu seus dividendos . Em outras palavras, um burburinho de volta das remunerações aos acionistas foi o suficiente para amparar o bom humor do mercado em relação a Vale. Mas é até compreensível: o que estava sendo dito nos corredores do mercado é que, como a Vale não tem nenhum grande projeto em andamento, a retomada dos rendimentos seria bem acima da média do que ela costumava pagar.
Porém, vocês também não contavam com o anúncio da própria Vale de que não houve deliberação do Conselho sobre retomada de dividendos aos acionistas. O que foi falado no início de deste mês é que ela poderia retomar essa distribuição, mas que nenhuma data havia sido definida.
Já que o Conselho Administrativo não deliberou sobre os proventos, o meu conselho é: calma. A Empresa continua tendo uma expectativa positiva no longo prazo e continua tendo exposição ao cenário internacional, se beneficiando da recuperação global, então, num horizonte maior, a torneira de dividendos deve voltar a pingar na conta. Vai dar pra encher a piscina e nadar? No curto prazo não, mas no longo prazo água mole em pedra dura, tanto pinga até que enche a piscina.
Company Man | Wellsite Coordinator | Rig Manager | Vessel Manager | Project Manager | Drilling Operations | Oil & Gas
4 aEstamos de olho na Vale. Valeu Stefany.
Sales & Trading
4 aBoa Stefany! Parabéns pela iniciativa! Temos que sempre colocar nosso ponto de vista! 📉📈
Líder de Produção Audiovisual
4 aExcelente como sempre, Stefany!