Uma lição para VENCER de VERDADE! SABEDORIA PARA CONCORRER, APRENDER E SABER VENCER DE VERDADE.

Uma lição para VENCER de VERDADE! SABEDORIA PARA CONCORRER, APRENDER E SABER VENCER DE VERDADE.

Como ENFRENTAMOS as dificuldades, "derrotas" e principalmente reconhecemos a capacidade de outros profissionais, concorrentes e pessoas que convivemos?

Isso certamente diz muito da nossa capacidade de vencer e principalmente da sabedoria de crescer em situações adversas. Além disso, representa um lado HUMANO que está tão esquecido em nossas relações, no mundo contemporâneo e competitivo divulgado e valorizado.

O que é VENCER DE VERDADE se não tornar-se melhor como pessoa, evoluir em sabedoria e reconhecimento de suas fraquezas, respeitar regras e reconhecer méritos, fazer amizades no caminho e se chegar no primeiro lugar ou ser o melhor em algo, que pode sim ser nossa motivação e nosso alvo, olhar em volta e ter o respeito e o carinho dos outros humanos especiais que estão em volta.

Para ilustrar este assunto que está presente nas relações humanas, pessoais e profissionais, vou citar UMA PARTE DE UMA ENTREVISTA, que pode ensinar MUITO, com um esportista e pessoa que tenho admirado depois de PARAR na carreira esportiva tanto quando admirava seu JOGO, ALEGRIA E HUMILDADE enquanto chegou no topo do MUNDO levando o Brasil a lugares nunca antes alcançados.

Pequena parte da entrevista de GUGA KUERTEN - UM ENSINAMENTO DE HUMILDADE, PROFISSIONALISMO E JUSTIÇA:


"FIQUEI jogando uns oito anos com a lesão. Meu limite de dor foi se ampliando cada vez mais, eu até suportava bem. Mas o corpo foi perdendo performance, condicionamento. No final, parei porque não conseguia mais jogar de igual para igual com os melhores do mundo. 

Nunca quis usar a dor como desculpa para derrotas. Minha lesão era um entre muitos fatores, alguns contrários e outros favoráveis a mim. Nunca me senti tão superior a ponto de ter de encontrar um motivo para perder para outro jogador, que estava ali dando o melhor de si.” 

É de admirar. É de emocionar. É para aprender. Um ensinamento para vida pessoal, esportiva e profissional. Reconhecer a capacidade do OUTRO, saber que existem méritos nos concorrentes, nos outros seres humanos especiais e únicos, nos outros gestores e profissionais, não se DESCULPAR apenas por dificuldades ou ficar encontrando justificativas e muletas, lutar e saber aprender. Não é um texto melancólico, pelo contrário é MOTIVADOR.
A entrevista completa está na REVISTA ALFA - ABRIL 2011, e é muito boa e será sempre ATUAL.

Esta SABEDORIA de lidar com adversidades e principalmente encontrar condições de alcançar resultados mesmo com limitações, sem se concentrar nas desculpas, mas nos objetivos e na motivação para buscar atingí-los como gestão, como equipe, deve ser o desafio de um LÍDER.

Que tenhamos cada vez mais CAPACIDADE de vencer, de ser melhor, de se qualificar, mas também sejamos capazes de enxergar as dificuldades sem querer destacá-las ou usá-las como justificativas. E como ser humano que nossa condição de humildade, de ver os méritos dos outros seja maior e mais qualificada, e assim seremos capazes de VENCER mesmos quando alguns, de pouca sabedoria, de visão limitada, somente consigam enxergar a DERROTA.

Fábio Mazotto
Executivo Gestão Estratégica de Negócios, Inteligência de Mercado, Estratégia de Expansão Comercial e de Rede de Unidades Próprias e Franquias, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Competitiva e Resultado.

(47) 99846252
Skype: fabiomazotto
Linkedin: br.linkedin.com/in/fabiomazotto

 

CONVITE: GESTOR E PROFISSIONAL ESTRATÉGICO. PARTICIPE também do Grupo de Discussão no Linkedin: EXPERTISE GESTÃO ESTRATÉGICA_Pessoas_Negócios_Mercado

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fábio Mazotto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos