Uma meta possível para 2020
Arquivo pessoal

Uma meta possível para 2020

No dia 07 de janeiro, comemora-se no Brasil o dia do leitor, devido o lançamento do jornal cearense “O povo” em 1928, que ganhou fama por possuir textos com fatos políticos e em combate a corrupção, além de movimentos literários que surgiam na época. Esta data reforça a importância da influência da leitura em nossas vidas, principalmente nos últimos tempos em que a famosa frase de Monteiro Lobato sobre a leitura tem feito tanto sentido. "Quem mal lê... mal ouve, mal fala, mal vê".

E que época melhor do que esta, em que o ano se inicia e, com ele, todas as nossas promessas para um ano melhor, para estabelecer uma meta possível?

Início de ano, em meio há tantas promessas e expectativas, uma certeza: “O ano novo só será realmente novo se você mudar”.  Para ser protagonista de sua própria história é você quem deve repensar seus conceitos, fazer uma releitura do ambiente, se adaptar, se capacitar, enfim, tomar uma atitude. Mas como começar essa mudança? 

Bom, que tal começar adquirindo ou reforçando  o hábito da leitura? Permita- se expandir as infinitas possibilidades de adquirir conhecimento, desenvolver-se pessoal e profissionalmente por meio do hábito de ler. A leitura, seja de qualquer tipo, fortalece o senso crítico, forma opinião, expande nosso entendimento e vocabulário, colabora no modo de se expressar tanto verbalmente quanto na escrita, aumenta a empatia, pois o leitor se coloca no lugar dos personagens, aprendendo a respeitar posicionamentos e a melhorar seus relacionamentos interpessoais. Além de ser preciosa fonte de diversão e informação.

Escolher a leitura é um privilégio, porque quem trabalha e estuda, sabe do pouco tempo que tem para outras atividades, então, quando tiver oportunidade, escolha sim. Estamos falando de todo tipo de leitura, desde a literária até a leitura técnica e não somente da leitura de periódicos (como jornais e revistas) e nem somente de impressos, mas graças as tecnologias disponíveis, é possível ter acesso e se tornar conhecedor de diversos assuntos também por meio dos aparelhos eletrônicos portáteis. 

Acesso não é desculpa, que tal começar procurando uma biblioteca? Uma biblioteca pública na cidade, uma biblioteca de uma escola próxima, ou quem sabe até na empresa onde trabalha? Lá você vai encontrar um mundo de possibilidades. Um profissional para lhe ajudar, vários livros de diversos temas, acesso gratuito, espaço confortável e ambiente propício. Converse com o bibliotecário, escolha um tema de sua preferência, faça seu cadastro para levar o livro emprestado. Carregar um livro é importante para que aproveite seus momentos de espera, como numa fila ou enquanto aguarda uma consulta médica, por exemplo. 

Estipule a sua meta de leitura, quem sabe um livro por mês? Encontre um tempo para a leitura, comece aos pouquinhos,  escolha um tema de preferência, leia sobre os autores, faça anotações, compartilhe com outros leitores, procure clubes de leitura, visite feiras e livrarias. Encontre prazer neste novo hábito. Quem sabe um romance ou uma poesia para tornar a vida mais doce, ou então uma ficção científica bem elaborada para aguçar sua criatividade, um drama ou suspense que o deixe bem curioso ou uma biografia para se inspirar?

Desejo-lhe esta meta e que tenha boas leituras em 2020!  

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Paula de Rezende

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos