Uma ode ao sono
Há uns anos atrás, tive uma conversa com um colega de trabalho que dizia não dormir/não gostar de dormir. Logo depois vieram as vibes ‘milagre da manhã’ e coachs dizendo que pessoas bem sucedidas não dormem muito. E aí dormir/gostar de dormir virou um pecado em nossa sociedade. (Desculpa o exagero).
Nessa pegada de querer entender esse rolê todo, entendendo que nunca tive o perfil #5AM, comecei a estudar a relação do sono com o capitalismo. No livro Calma descobri que a sociedade do cansaço não quer que a gente durma. Nos oferecem drogas (lícitas ou não) para nos tirar o sono, nos deixam pensando no trabalho 24h por dia, etc. Descobri também que dormir é um privilégio. Sim, não é todo mundo que pode dormir, viu?
Mas e, então, dona Maria, a ideia é não mais gostar de dormir? Muito pelo contrário! O ponto aqui é te dizer (e mostrar) que sono é um negócio tão importante e tão precioso que você precisa cuidar do seu com carinho, atenção e gentileza. Que você precisa criar uma rotininha gostosa, e como falei na edição 29 dessa newsletter, praticar a Higiene do Sono. Porque se você acha que dá para aguentar o tranco sem dormir, vou te avisar, no auge dos meus 38 aninhos, que não dá não.
Vamos aprender a dormir melhor e mais gostosinho então?
⭐ Ajuda Aê
O Vigilantes do Sono é um projeto bem legal que pode melhorar a sua vida noturna na cama. A missão é ajudar as pessoas a dormir melhor para que possam viver plenamente. Coisa boa de ver é gente querendo melhorar a vida das outras pessoas! Eu fiz o teste gratuito e achei legal, vai que você gosta!
🍒 Cereja do Bolo
Vi Michele (que esteve por aqui na news anterior) lendo esse livro e coloquei ele na minha lista de desejos. Simbora surtar a cabeça ainda mais e aprender que dormir importa, mesmo que o capitalismo te diga ao contrário?
Cama não faz perguntas / Cama não julga / Cama é quente e fofa / Cama estará lá sempre para você / Cama é legal
Recomendados pelo LinkedIn
🧡 Pequenos Apoios
Se você não tem uma costelinha pra chamar de sua mas tem um pet, que tal ter uma pelúcia dele(a)? Eu não sabia que isso era possível até conhecer o trabalho da Carla, que é fofo demais! Vai lá conhecer as lindezas que ela produz e apoiar o trabalho de uma mulher? Clica aqui!
🍽️ Deu fome?
Por mais doido que pareça tem comidinhas que ajudam a dormir melhor. Tem um tal de leite dourado que faz super bem, tem umas saladinhas que ajudam o corpo a relaxar mais…
Para terminar quero dizer que essa edição foi quase uma sessão de autoanálise, visto que essa pessoa que vos fala não dorme direito desde que a pandemia começou. Sono irregular, temperatura que não ajuda (BH é meio doida), horários irregulares (por mais que eu pratique orientações da ayurveda)…então caso tu tenha um segredinho - uma amiga pinga óleo essencial de lavanda no travesseiro - não deixa de me dizer não, beleza? Porque se tem alguém que não tá afim da autofagia cerebral aqui soy yo.
Por fim, te desejo lindas e maravilhosas noites de sono, bem como uma relação melhor com ele, viu? Abraço pra tu!
Eliane Melo
No bloquinho…
Analista e consultora de Rh/Mentora de carreiras/ Job Hunter.
3 aEliane amei as dicas
Gerente de Unidade na Ceará Cidadão - Grupo Marquise
3 aEliane Melo, quanta sensibilidade ao tratar desse assunto tão importante. Grata pela partilha e saiba que já estou compartilhando as dicas e o link com todos os amigos. ;)
Mãe da Vitória e do Felipe | Analista de RH
3 aAmei o post it desta semana! Deveria ser matéria na VCRH
Especialista em ESG | Comunicação | Responsabilidade Social | Sustentabilidade | Diversidade, Equidade e Inclusão | Gestão de projetos | Gestão de Mudanças
3 aMaravilhosa como sempre! ❤️❤️😘
Vendas, Contratos, Propostas |Estratégias Comerciais| Gestão de Relacionamento com cliente |
3 aCuidar do sono é muito importante mesmo! Muito bom o tema. Com o sono em dia podemos fazer tudo com mais dedicação, é essencial para quem está na busca de uma rotina saudável. Obrigada por compartilhar.