Uma pílula de conhecimento, dicas práticas e motivação para os corretores de seguros
Desde quando entrei em alguns grupos de seguros no Facebook, WhatsApp e LinkedIn comecei a sentir mais de perto as dores de outros corretores de seguros.
Estranhei.
Não sei se é por sempre ter tido olhar diferenciado para o mercado de seguros ou por achar, simplesmente, que as coisas tendem sempre a melhorar.
Nunca fiquei reclamando da concorrência dos bancos, corretoras e seguradoras online, do mercado etc. Mesmo com todas essas coisas que "lutam contra", tive êxito.
Inconscientemente, colocava em prática o conceito de cauda longa, que vou explicar agora.
Os produtos líderes de venda, é claro, são os mais fáceis de vender, pois tem maior aceitação entre os consumidores, são os mais conhecidos do grande público, entre outras vantagens. Mas também é onde se encontram os maiores concorrentes, as margens menores de ganho e onde você precisa se esforçar mais para se destacar, ser visto como um especialista.
Quando saímos desses produtos líderes de venda, encontramos os não tão populares, mas que, ainda assim, não deixam de ser produtos rentáveis e que tem público consumidor. Além disso, é neles onde encontramos uma concorrência menor e podemos nos destacarmos mais facilmente.
Esse conceito se aplica ao mercado de seguros.
É só parar um pouco e pensar. Sabe aqueles ramos de seguros direcionados a um público específico onde a concorrência e a demanda são menores? São os nichos, ou seja, o restante da cauda... Daí, a cauda longa.
Esse conceito também se aplica de outra forma. Mesmo nos seguros líderes de venda, podemos focar em nichos e agir estrategicamente.
Vamos ver na prática!
Se a opção for por vender seguros de vida, por exemplo, escolha um perfil, conheça as dores e necessidades desse público alvo, se destaque nesse nicho. Exemplo: taxistas, microempreendedores, advogados, médicos etc.
Se a escolha for por previdência, por exemplo, foque em pais que tiveram filhos recentemente. Onde encontrá-los? Nas pracinhas, em consultórios de pediatras, na creche do seu filho.
Existem ainda os ramos de seguros pouco ou mal explorados. Se você tem alguma facilidade ou meio de atingir o público consumidor de um determinado tipo de seguro, aproveite a oportunidade.
Se você seguir vendendo pra todo mundo que aparece, sem público definido, vai continuar sentindo e reclamando da concorrência (desleal? Talvez.). E ela será cada vez mais forte com a venda de seguros pela internet e aplicativos mobile. Falo por mim, a minha geração tá acostumada a comprar por esses meios e canais.
Não é mais hora de achar que aquele produto que a seguradora lançou recentemente, e que você foi ao treinamento, vai fazer a sua corretora crescer do dia para a noite. É preciso saber dizer NÃO e focar.
Se adapte sempre! Tenha uma mentalidade empreendedora. Aquela que te fez arriscar em uma profissão que não te garante salário no fim do mês, mas que pode te dar muito mais do que uma carteira assinada se você fizer por onde.
Deixa de ser preguiçoso e achar que tudo vem na mão, que a seguradora tem que dar tudo, e bora pra ação!
Abraço e até a próxima!
* * *
Obrigada por dedicar seu tempo à leitura do nosso artigo. Se você gostou, então dê um clique no gostei logo abaixo do texto, marque outros profissionais nos comentários e compartilhe essa publicação. Significaria muito para mim e você ainda estará ajudando outras pessoas a terem acesso a esse conteúdo também.
Consultor Financiero
8 aArtículo muy interesante sobre Diferenciación y Enfoque en la Venta de seguros.