Uma reflexão em meio a pandemia
Crédito: pexels

Uma reflexão em meio a pandemia

E de repente, você está sozinho. Sua vida muda repentinamente. Como se estivéssemos em uma partida de cartas e embaralhasse tudo novamente.

De uns tempos para cá, muita gente (eu mesma!) fala sobre propósito, bem-estar e a importância de enxergar valor e sentido no que faz no dia a dia. Psicologia Positiva, employer branding, segurança emocional, cultura organizacional, liderança mais próxima, sentimento de pertencimento dos funcionários, burnout, depressão.

Alguns torcem o nariz. Dizem que pressão faz parte. E é claro que faz. Mas há diversas formas de lidar com ela: como um time ou como algoz.

E nesse momento? Será que todos esses tópicos e as empresas que já estavam desenvolvendo iniciativas não estão passando por essa crise com menos arranhões do que as outras? Aquelas que não investiram na relação de confiança com seu funcionário, que não perceberam que a comunicação interna e o RH não têm o papel apenas de informar aniversariantes do mês ou algum top down da empresa, mas que vai muito, muito além.

Recursos Humanos e Comunicação Interna têm o poder de florescer a empresa; encontrar líderes (que não são apenas aqueles que detém os cargos) que podem contagiar a equipe com boas ideias; integrar diferentes equipes e a empresa como um todo; deixar todo mundo na mesma página; criar um ambiente em que todos se sintam realmente conectados e com sensação de pertencimento; unir o alto escalão daquele funcionário que fica fora do escritório e que tem uma boa sugestão para melhorar um processo; pensar em campanhas juntos; demonstrar preocupação uns com os outros, ainda mais em um momento como esse....

Se as empresas vão mudar suas formas de trabalho? Se vão adotar home-office em alguns dias na semana? Talvez sim, talvez não. Muito subjetivo.Várias já adotavam, outras ainda estavam na política de vigília e controle, não querem e outras não conseguem mesmo por questões práticas.

Mas e cada um de nós? O que a gente pode melhorar? Será que realmente não se preocupar com o bem-estar emocional é o certo?

Afinal, a quantidade de matérias que vejo alertando para que as pessoas tomem cuidado para não cair em depressão no isolamento é bem grande...E é pra tomar cuidado mesmo. Aproveite esse tempo de reclusão para pensar no que você pode melhorar como pessoa e como profissional. O que te traz brilho no olhar? O que te move?

Foi em um momento desses, que estava completamente perdida, que abri um paraquedas e resolvi contemplar o voo e me descobrir.

A gente pode ver o lado bom das coisas e o ruim. Clichê, eu sei. Mas te garanto que ser seu maior algoz não te ajuda. Seja gentil com você mesmo, se olhe com mais amor e enxergue as suas qualidades para seguir em frente.

Mudanças podem dar medo, mas também nos despertam outros sentidos. Principalmente a criatividade. Permita-se. 
Carolina Finger

Comunicação Interna & Employer Branding

4 a

Amei Isa, você sempre muito sensível e com um conteúdo provocante (no sentido de nos fazer refletir hehe). Compartilho muito da tua linha de pensamento. Não querendo romantizar a crise, mas acho que é uma grande oportunidade de resignificar vários conceitos e padrões e se colocar mais em um papel ativo, de protagonista, do que de passivo. E claro, ficar 100% bem com essa situação que passamos é difícil, mas as iniciativas de apoio e auxílio emocional que estão surgindo por aí dão uma esperança e calorzinho no coração né? ❤️

Isabella Mendonça

Relações Públicas | Comunicação Corporativa | Comunicação Externa | Cultura organizacional | Produtora de conteúdo LinkedIn - Isa Entrevista | Gerencio sua marca, reputação e relacionamentos de negócios

4 a

Júnior Ribeiro, a reflexão que te falei.

Bruna Gomes Mascarenhas

Employer Branding | Comunicação | Gestão da Mudança | Fundadora da Smart Comms

4 a

Adorei, Isa! Acabei de marcar você num texto de uma médica que me fez pensar no que você abordou aqui.

Extraordinário 👏👏👏👏👏

Flávia Ferreira

Comunicação Interna| Treinamentos| Employer Branding no @Estadão

4 a

Parabéns Isa! Sempre brilhante... te respeito e admiro muito! Seguimos firmes!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Isabella Mendonça

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos