Uma reflexão sobre a importância do investimento em inspeção de equipamentos
Em momentos de crise econômica como a vivida no país na atualidade, é fundamental que ocorram cortes de gastos em vários setores. No cenário atual é fácil observar a redução do quadro de funcionários e de investimentos em vários setores industriais.
Por ser um profissional da área a mais de dez anos, observo que muitas empresas estão adotando como estratégia o corte de recursos destinados ao setor de inspeção de equipamentos, uma vez que o setor não é visto como um gerador de lucros imediato e sim como um gasto. Observando esta realidade, parei para fazer uma reflexão sobre o assunto. Será que esses cortes no setor serão lucrativos a médio e longo prazo? Será que os mesmo não acarretarão em perdas de produtividade em um futuro próximo?
Quero deixar claro que não sou contra a redução de excessos, porém penso que é necessário se fazer uma avaliação mais criteriosa daquilo que é considerado como gasto desnecessário do que é visto como investimento. A inspeção, hoje vista como um gasto, no futuro pode evitar perdas de lucratividade e gastos ainda maiores com manutenções corretivas e paradas de produção sem o devido planejamento.
PNUD - Technical Advisor - PCB Mgmt.
7 aParabéns, Sacramento!