Uma Reflexão sobre Liderança!
A conversa de hoje é sobre liderança, assunto batido, falado e até desgastado.
Existem conceitos, nomenclaturas, subclasses, que apontam qual tipo é mais correto para cada negócio.
Mas afinal, um líder pensa: “sou do tipo X e agora preciso do tipo Y?
Podemos ver a liderança como algo mais genuíno e não pessoas “tentando” ser o tipo “X” ou “Y”. Essa mudança de comportamento frente ao tipo de negócios ou as personalidades que lidera na verdade é algo natural e impensado para um líder, embora temos centenas de estudiosos do comportamento humano nomeando esse modo de liderar.
Hoje contamos com Universidades ao redor do mundo formando líderes e não questiono essa possibilidade. Mas o assunto aqui é sobre os o comportamento genuíno dos maiores líderes do mundo, que na maioria das vezes sequer entraram numa faculdade.
O que fizeram delas líderes?
Muitas vezes conhecemos pessoas que nunca tiveram sequer um cargo de Gestão na vida e são líderes natos, pois são pessoas respeitadas dentro das organizações, são figuras as quais as outras respeitam, se aconselham. São pessoas simplesmente magnéticas que atraem a atenção e o respeito dos seus colegas.
Por outro lado, receber uma promoção para um cargo de gestão não faz de você um líder! Na verdade, você é um chefe! Desse ponto até a liderança existe um caminho a percorrer.
O líder genuíno não busca aprovação dos outros, não tenta agradar e não tem necessidade de poder externo, atitudes essas que na minha opinião são fundamentadas no medo. Sim Medo! Medo de não ser ouvido, medo de não se enquadrar ou ser substituído.
O líder ensina sabendo que esse simples ato já colabora com sua vida, já lhe proporciona crescimento pessoal e profissional.
A liderança é algo genuína, vem da vontade real de promover algo, de ajudar pessoas no seu crescimento profissional e até desenvolvimento pessoal. Vem do entender que cada mão estendida corrobora com sua própria vida.
As ações de um líder não são fundamentadas no ego! Não existem competições! Elas são baseadas no prazer de se ligar as pessoas e elas a você, é o poder do vínculo!!!
Evitar julgamentos, apontamentos negativos, não provocar sensações de desconforto; Dar os devidos créditos, reconhecer não só o bom desempenho no trabalho como também as boas atitudes.
Afinal, para o líder, o caminho mais curto para conseguir o que se quer é ajudar os outros genuinamente a conseguirem o que eles querem!
Autor: Mirella Amorim