Uma verdade controversa
“Estou aqui para trabalhar e não fazer amigos” Há quem acredita e vivencia isso. Mas precisa ser assim?
Trabalhar com essa mentalidade é simplesmente inviável. Em tudo na vida sempre haverá exceções, costumo atribuir a todo tipo de generalização, ao latente espírito primitivo que alguns "homo sapiens" insistem em manter em plena atualidade.
Como seres racionais e emocionais, se faz necessário à maturidade de não se ver inimigos em todos a nossa volta, unindo o útil ao agradável, neste caso, todos saem ganhando.
É um enorme prazer fazer amigos no trabalho, a disposição de trabalhar é outra com certeza. E acaba sendo uma consequência de um bom trabalho em equipe. O apoio é genuíno e a participação é ativa. Quando não, é um querendo “puxar o tapete do outro” pois, os objetivos se tornam individuais.
Você não está lá pra isso, mas é saber aproveitar as oportunidades que a vida nos dá, muitas vezes de colocar pessoas maravilhosas e excelentes profissionais no nosso caminho.
Essa mentalidade dificulta tudo, nos faz enxergar inimigo onde às vezes são apenas pontos de vistas diferentes e nos impede de aprender com os outros, só se vê o lado negativo e intenções errôneas, nos precipitando no julgamento.
Cada um dá o que tem! Sejamos amigos, parceiros, parte da equipe independente dos outros. Cada um é responsável pelo bem que faz e principalmente pelo o que deixa de fazer.
Muitos trabalhos passam, os amigos permanecem. Em algumas situações, são levados juntos, ou lembrados em outras empreitadas pela confiança profissional e pessoal que conquistaram.
Antes de qualquer coisa, somos pessoas e se não conseguimos ser o melhor que podemos nesta parte fundamental da vida, não dá pra esperar muito no restante.
“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”
Michael Jordan