Uma visão da tradição do Yoga útil para qualquer Pessoa
O Mantra Om śāntih
A palavra sânscrita śāntih significa Paz. No mantra Om śāntih repetimos três vezes “Om śāntih śāntih śāntih” uma vez que estamos a invocar a Paz em relação a três diferentes obstáculos que podem surgir na nossa vida em geral, e na prática em particular.
Esses três obstáculos podem impedir e/ou atrasar o nosso progresso na busca dos objectivos Humanos, chamados de purusharthas. No ensinamento do Yoga agrupam-se os objectivos Humanos em quatro categorias que, de certa forma, resumem e incluem qualquer objectivo que um Ser Humano possa ter na sua vida.
Os quatro purusharthas são artha (segurança), kama (prazer/conforto), dharma (valores/virtude) e moksha (liberdade/libertação) . Ao repetirmos śāntih três vezes no Mantra Om śāntih invocamos a paz e liberdade em relação aos obstáculos que impedem/ atrasam a realização de qualquer desses quatro objectivos Humanos.
A existência destes obstáculos bem como a atitude mental errada perante a sua presença resulta em sofrimento (duhkha). Esses obstáculos ficam a dever-se a forças que estão além do nosso controlo directo e absoluto, assim sendo, caso o obstáculo surja, que eu possa estar em paz mesmo na sua presença.
Sendo os obstáculos de três origens, para cada um deles, um śāntih (Paz).
Qual é, então, a origem desses obstáculos segundo a visão do ensinamento do Yoga?
Os primeiros têm origem em nós mesmos, no nosso interior (ádhyátmika). Deles fazem parte obstáculos tais como problemas físicos e psicológicos. Um śāntih para que eles possam ser removidos ou, caso surjam, eu possa conviver em paz com eles.
Os segundos têm origem nas relações com os demais seres vivos (ádhibhautika). Deles fazem parte obstáculos como os problemas com outros seres humanos bem como possíveis medos e aversões na interacção e/ou contacto com outros seres vivos. Um śāntih para que eles possam ser removidos ou, caso surjam, eu possa conviver em paz com eles.
Os terceiros têm origem na nossa interacção com a Natureza (ádhidaivika). Deles fazem parte obstáculos com origem nos fenómenos naturais, sejam eles, por exemplo frio ou calor, ou mesmo fenómenos mais destrutivos como inundações, fogos e terramotos. Um śāntih para que eles possam ser removidos ou, caso surjam, eu possa conviver em paz com eles.
Assim como tudo o que está presente e é ensinado no ensinamento do Yoga, a repetição da palavra śāntih três vezes não é aleatória, tem uma razão de ser inerente à sua origem. Na hora da repetição desse Mantra, que possamos ter presente o seu significado de maneira a sabermos o porquê bem como o significado do que estamos a invocar.
Que possamos estar em paz quando os obstáculos não estão presentes mas também que possamos estar igualmente em paz quando esses mesmos obstáculos estão presentes. Afinal, tal como Krishna ensina na Bhagavad Gita, “Yoga é equanimidade” ( “Samatvam yoga uchyate” 2:48 ).
Assistente administrativo na UMa
6 aGostei muito, obrigada
Fotógrafo Freelancer | Retrato | Storytelling | Reportagem | Comercial | Documental | Weddings
6 aGostei muito do artigo! Parabéns :) O Yoga é transformador.