Uma visão estratégica da Industrialização da Construção para sua empresa
O Brasil já possui as principais tecnologias e processos de construção industrializada disponíveis no mundo, mas temos usado muito pouco se compararmos ao montante da construção convencional. Cada uma dessas tecnologias tem pontos importantes que podem solucionar problemas encontrados na construção convencional, mas também tem suas restrições e dificuldades de implantação. A escolha de quais tecnologias podem contribuir para a estratégia construtiva da sua empresa e como harmonizá-las é o que chamo de desenvolvimento do PROCESSO CONSTRUTIVO.
Ao contrário do processo construtivo convencional onde passamos da concepção do produto para os projetos diretamente, encomendando os projetos para os projetistas imaginando que é deles que virá a solução construtiva, na construção industrializada o que vem primeiro é a definição do processo construtivo desenvolvido pela própria empresa. A direção técnica é o principal agente de mudança e deve ser liderada pelo “Diretor Técnico”, “Diretor de Obras”, “Diretor de Construção” ou que nome tiver esse cargo. Esse processo construtivo tem que estar suportando o planejamento estratégico da empresa e algumas questões têm que ser levadas em conta nesse processo, como:
· Disponibilização de tecnologias e componentes na região/ões de atuação.
· Quantidade encadeamento de obras durante cada período.
· Disponibilidade de capital.
· Disponibilidade de equipes e equipamentos de montagem.
· Acessibilidade de componentes aos canteiros de obra.
· Impacto da velocidade da construção no fluxo de caixa do empreendimento.
· Percentual de industrialização e sua progressividade.
Recomendados pelo LinkedIn
· Capacitação de equipe técnica e de gerenciamento da própria empresa.
· Etc.
A industrialização da construção não é um ato de fé, como uma religião, mas uma decisão importante que deve dar suporte ao planejamento estratégico, contribuir na lucratividade, redução do risco e na perpetuação da empresa. Tem que ser decidida pela alta direção seja de que tamanho de empresa for. A média gerência e a de base devem participar, trazer subsídios e discutir, mas a decisão deve ser da alta gerencia. Daqui para a frente essa decisão será cada vez mais decisiva para o futuro das empresas do mercado imobiliário.
Na adoção do processo construtivo é muito importante entender e separar o que é preconceito, propaganda, promessas fantasiosas, do que é a realidade possível. Somos um setor extremamente reativo a mudanças e com muito medo de processos alternativos de produção. Ao contrário do que a sociedade pensa, nossas margens operacionais são pequenas e como usamos capital de forma intensa desvios por decisões mal pensadas podem ocasionar prejuízos importantes. Essa é a causa da nossa grande aversão ao risco.
Mas não podemos ficar paralisados! Toda evolução envolve riscos e desconfortos no seu processo. Admitir riscos não significa termos um comportamento irresponsável. Podemos e devemos atuar de forma a limitar eventuais perdas e prejuízos, e o estudo das possíveis soluções, o domínio das tecnologias que serão testadas são fatores fundamentais para tornar esses riscos muito pequenos e controláveis. Além disso a maioria das tecnologias disponíveis envolvem riscos irrisórios se bem analisadas e implantadas. Afinal não estamos falando em construir bases na Lua.
Na definição do processo construtivo é fundamental evitar “modismos”. Entenda que não existe solução panaceia, que sempre pode ser usada e que resolverá todos os seus problemas. Todas as tecnologias disponíveis têm pontos fortes e fracos se analisados dentro das necessidades da sua empresa. A harmonização dessas tecnologias é sempre a melhor saída. E essa harmonização é uma atividade de engenharia que deve ser desenvolvida com muita criatividade e responsabilidade e sem paralisia por medos infundados.
Gosto muito da frase dita pela famosa educadora americana Mary Lou Cook:
“Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros e se divertir”.
Tudo isso feito com grande responsabilidade e com grande prazer. A industrialização da construção pode ser uma grande oportunidade da pratica de uma boa engenharia e de motivação para o crescimento de toda sua empresa.
Especialista em Planejamento de Obras Civis | Gestão de Transportes Urbanos | PMP® | Engenheiro Civil | Projetos | Engenheiro de Planejamento e Controle
2 mÓtima reflexão para todos nós profissionais da área. Parabéns.
Diretor | Infinity Plus
3 mCeotto é sempre muito cirúrgico
Diretor de Engenharia | Operação | Construção | Obras | Head Mercado Imobiliário | Real Estate | Mentor | Conselheiro
3 mExcelente artigo… fazer parte do planejamento estratégico é fundamental para nascer com as inovações necessárias e definições que separam o que é fantasioso do que é real!!! Mais uma vez, excelente provocação ao mercado!
Consultor em Industrialização da Construção
3 mComo sempre "Ceotto direto ao ponto sem rodeios". Enfrentar a realidade das mudanças, entender que o processo é mandatório e que os produtos devem ser resultados de um processo bem implantado.
Consultor em Industrialização da Construção
3 mComo sempre "Ceotto direto ao ponto sem rodeios". Enfrentar a realidade das mudanças, entender que o processo é mandatório e que os produtos devem ser resultados de um processo bem implantado.