Uncle Bob vs I.A
A um tempo atrás o Youtuber Filipe Deschamps publicou um vídeo onde fala sobre uma inteligência artificial que gera código através de especificações em linguagem natural, observei um certo sensacionalismo e até medo por parte de alguns desenvolvedores ou estudantes, achando que no futuro o programador não será mas necessário, então resolvi escrever esse pequeno artigo baseado no capítulo do livro “Código Limpo” de Robert C. Martin ou como conhecemos Uncle bob.
O livro começa trazendo uma colocação que me chamou muito a atenção, leia:
“Outros até mesmo alegam que o fim do código, ou seja, a programação, está próximo; que logo todo código será gerado não mais escrito. E que não precisaremos mais de programadores, pois as pessoas criaram códigos a partir de especificações.
Bobagens! Nunca nos livraremos dos códigos, pois eles representam os detalhes dos requisitos. Em certo nível não há como ignorar ou abstrair esses detalhes; eles precisam ser especificados. E ESPECIFICAR REQUISITOS DETALHADAMENTE DE FORMA QUE UMA MÁQUINA POSSA EXECUTÁ-LOS É PROGRAMAR – E TAL ESPECIFICAÇÃO É O CÓDIGO.”
“Eles esperam que um dia descubramos uma forma de criar máquinas que possam fazer o que desejamos em vez do que mandamos. Tais máquinas terão de ser capazes de nos entender tão bem de modo que possam traduzir exigências vagamente especificadas...
Isso jamais acontecerá. Nem mesmo os seres humanos, com toda sua intuição e criatividade, têm sido capazes de criar sistemas bem-sucedidos a partir das carências confusas de seus clientes...
Lembrem-se de que o código é a linguagem na qual expressamos nossos requisitos. Podemos criar linguagens que sejam mais próximos a eles. Podemos criar ferramentas que nos ajudem a analisar a sintaxe e unir tais requisitos em estruturas formais. Mas jamais eliminaremos a precisão necessária -portanto sempre haverá um código.”
Quando assisti ao vídeo deu um certo frio na barriga, será que essa IA vai eliminar os programadores daqui alguns anos, besteira, especificar um sistema é programar, a escrita do código é uma transcrição em um nível em que a máquina possa compreender, mesmo que a IA realmente alcance o nível esperado as especificações para que ela possa gerar o código precisarão ser minuciosas, exatas e bastante formais e um nível de detalhamento muito alto para que a IA possa entendê-los e executá-los, logo programadores sempre estarão presentes.