Unindo o IX Concurso do Espumante Brasileiro, FENACHAMP e os 100 anos da Peterlongo, à minha emoção de mais uma vez participar como jurado.
Meninas e meninos,
Qual não foi minha emoção, mesmo depois de tantos anos passando por estas situações honrosas, quando recebi o convite da presidência da Associação Brasileira de Enologia-ABE , na pessoa do enólogo Juliano Daniel Perin, seu presidente atual, para fazer parte do corpo de jurados no IX Concurso do Espumante Brasileiro.
Isto, aliado à possibilidade de estando na Serra Gaúcha, poder visitar a Peterlongo em um momento de festa, quando esta brinda os 100 anos reunindo autoridades, clientes, fornecedores e imprensa no dia 15 de outubro, marcando a retomada do crescimento da vinícola.
Seu castelo, edificado no início do século passado, sendo cenário, e o testemunho das paredes de basalto que carregam histórias de um sonho personificado em cada gole do que na época e até por causa disso, anterior à criação da AOC, chamou-se o primeiro champanhe brasileiro.
O Castelo Peterlongo mais uma vez será palco de um grande acontecimento, remontando um período que deu início a história do espumante.
“Cada brinde será erguido com o mesmo espírito que moveu nossos fundadores. Será uma grande festa, um encontro para celebrar e homenagear todos que, direta ou indiretamente, participaram da construção desta história, que se confunde com a do espumante brasileiro”, destaca o diretor Executivo da Vinícola Peterlongo, Luiz Carlos Sella.
A festa está sendo preparada para marcar época. Entre as surpresas da noite está o lançamento de uma linha colecionável.
Também está acontecendo todos os finais de semana como já descrevi em meu site, a FENACHAMP, indo até 25 de Outubro, e o tradicional sabrage coletivo, desta feita, em dois horários, um feminino e um masculino ocorreu semana passada, sendo o feminino, muito elegante com a participação de 134 mulheres com 120 degolas dos espumantes bem sucedidas.
No masculino, a participação foi maior, 231 participaram, e 229 degolas foram bem sucedidas.
Em relação ao último evento, em 2013, houve aumento de participação de público nestes primeiros dias em de 20% no público dos primeiros quatro dias. O consumo de espumante também registrou alta: 6.650 garrafas, 31% a mais do que na última Fenachamp.
Depois, conto mais, direto de Garibaldi.
Obrigado ABE, amigos dos espumantes e dos vinhos brasileiros.
ABE: www.enologia.org.br
Prefeitura do Município de Garibaldi: www.garibaldi.rs.gov.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão