Universo Feminino, um espaço vasto e em expansão.
Palestra Empreendedorismo Feminino

Universo Feminino, um espaço vasto e em expansão.

Evento Minas de Propósito

Desde o início de março, mês da mulher, tive a oportunidade de participar de algumas palestras e eventos que abordaram de diversas maneiras o universo feminino. De uns tempos para cá, é inegável que a participação das mulheres no mercado de trabalho e em áreas anteriormente ditas masculinas está aumentando. Como mulher e estudante de Administração esse fato me alegra e entusiasma muito.

Percebi que todas as falas que escutei tinham uma mesma característica: a ênfase na importância do protagonismo das mulheres em suas próprias vidas e na sociedade em que se encontram. Ouvi muitas frases de incentivo e muitos depoimentos inspiradores de mulheres e meninas que romperam barreiras para correr atrás dos próprios desejos.

Ouvi a delegada Tatiana Bastos, em uma fala impecável, abordar os diferentes tipos de violência que, infelizmente, as mulheres ainda sofrem e ressaltar a importância da proteção à vítima e do trabalho de prevenção à violência. No mesmo dia, escutei a Thayrine Knoll, fundadora da Tchê Quentinhas contar sobre as dificuldades que enfrentou antes de possuir e comandar uma cozinha industrial e diversos funcionários da sua empresa.

Em outra ocasião, assisti uma palestra sobre Empreendedorismo Feminino mediada pela idealizadora e organizadora do projeto de Empreendedorismo Feminino da Pucrs, Ionara Rech. Na palestra, Kaká Cerutti e Karla Apratto  falaram sobre a importância da imagem profissional adequada e compartilharam suas histórias de empreendedorismo e intraempreendedorismo.

No evento Minas de Propósito, organizado por Miriã Antunes, Adriane Fernandes e Estela Rocha, pequenas mulheres me surpreenderam mostrando sua iniciativa e protagonismo desde muito cedo (a palestrante mais nova com 8 anos). Uma cientista, uma escritora e uma desenvolvedora de jogos, todas menores de idade, fazendo acontecer e colocando seus projetos em prática sem receio de arriscar.

Evento Minas de Propósito


Na palestra Women in Big Data, que ocorreu no Tecnopuc, mulheres estavam desbravando, debatendo, ensinando e aprendendo sobre um assunto ainda pouco explorado por nós. Foi ressaltado que, apesar de um tema que pode parecer complexo, possui aplicabilidade em muitos campos e está só esperando para ser utilizado a nosso favor.

Compartilho um pouco sobre o que vivenciei nos últimos tempos, não só pela minha felicidade ao presenciar o crescimento do debate sobre o universo feminino, mas principalmente pela importância de termos uma maior representatividade no mercado de trabalho, além da oportunidade de ocupar esse espaço que tanto nos foi negado. Desejo profundamente que as mulheres conquistem cada vez mais espaço, sejam protagonistas das suas histórias, sigam inspirando outras e fazendo a diferença. Vamos adiante!

Renata Tirelli

Cristina Porto Vesz

Consultora Estratégica/Mentora de Mulheres Empreendedoras /Palestrante/Visibilidade Profissional/Posicionamento Estratégico/Imagem Profissional/Empreendedorismo Feminino

5 a

Re querida! Que bacana ter ver produzindo conteúdo de qualidade, e uma reflexão tão bacana para nós mulheres! Continua assim! Parabéns!

Kaká Cerutti

Especialista em Branding | Personal Branding | Estrategista Comunicação Digital | Publicitária | Mentora | Palestrante | Prof. MBA e de Cursos de Extensão na PUCRS

5 a

Gratidão por ter estado conosco e dia 7/5 tem mais!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renata E. Tirelli Rocha

  • Demanda-se transparência!

    Demanda-se transparência!

    Ultimamente muitas marcas se apropriam de posicionamentos e hashtags para tentar se enquadrar numa nova realidade que o…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos