UPDATE PARA VIVER NOS DIAS DE HOJE

UPDATE PARA VIVER NOS DIAS DE HOJE

Que a tecnologia mudou nossa forma de relacionamento, consumo, comunicação e muito mais, ninguém tem dúvida. A transformação de produtos em serviços, a utilização mais inteligente dos recursos através da economia colaborativa e, principalmente, o acesso a um conjunto de informações inigualavelmente maior do que em qualquer outro momento da história da humanidade, modificou nosso dia a dia irremediavelmente. Citando o acrônimo criado pelas Forças Armadas Americanas, o mundo se tornou mais VUCA - volátil, incerto, complexo e ambíguo. Em todos os sentidos. 

Porém é interessante observar que a abundância que experimentamos hoje trouxe com ela a necessidade do indivíduo viver conectado a ecossistemas cada dia mais sofisticados. Neste ponto, duas ideias me surgem imediatamente. Uma reflexão... Será que estamos conseguindo, cada um de nós, gerenciar nossas vidas em meio a toda essa avalanche de mudanças ou estamos simplesmente deixando a correnteza nos levar? E uma provocação... A psiquê humana precisa urgentemente de um update para se adaptar à sua nova realidade. Não para viver o futuro, para conseguir se relacionar com o mundo de hoje!

Festejando a riqueza, os acessos e a melhoria do padrão de vida global, poucos viram à distância ou foram capazes de identificar o tamanho da onda de mudanças que se aproximava, menos ainda o impacto profundo de suas consequências. Uma inovação se sucedendo à outra e se inserindo no nosso dia a dia de maneira sutil, gerando praticidade, conforto... Quem hoje consegue se imaginar sem um celular conectado 24 horas por dia na internet ou sem um WhatsApp?

A digitalização de diversos aspectos da vida cotidiana nos grandes centros nos absorveu a ponto de nos transformar em dependentes digitais. E não percebo o menor sinal de redução da marcha. Vivemos somente uma certeza: a impermanência. E naturalmente todas as dúvidas que a acompanham... 

Além disso, vejo diversos segmentos da sociedade que foram ficando pelo caminho e neste momento encontram-se completamente perdidos. Muito além das já tão citadas diferenças entre as gerações, ser ou não nativo digital, a ponderação aqui implica em amparar a jornada de evolução humana, considerando a mentalidade inclusiva, a economia colaborativa e o crescimento exponencial que o universo de inovação 4.0 proclama como suas ferramentas de alavancagem. Como trazer consciência para que as pessoas possam vivenciar esse processo e experimentar plenamente o que já é realidade hoje? Somente uma parte da humanidade conseguiu este acesso.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos