Urgente, Importante e Prioridade – você sabe a diferença? Não desperdice tempo... É disso que sua vida é feita!
“Alguém assoberbado de tarefas pendentes, profissionais ou particulares, jamais terá um bom desempenho... Quer ter tempo suficiente? Vamos planejar!”
Pedro Costa
Seguindo a linha de raciocínio de nossos últimos textos, e supondo que você tenha aproveitado as oportunidades, conquistado e firmado uma posição de liderança, esquivado das armadilhas... Devemos encontra-lo agora ocupando um cargo de gestão, supervisão ou gerência... Com os inerentes problemas que geralmente acompanham essas funções.
Abordaremos, a partir de agora, alguns desses percalços, começando hoje com a “falta de tempo”, ou a má gestão deste precioso bem.
Em 1994 (e lá se vão 22 anos), eu administrava o início de uma empresa familiar no ramo de esquadrias de alumínio e estruturas metálicas. Li, naquela ocasião, o livro “The Ten Natural Laws of Successful Time & Life Management”, escrito por Hyrum W. Smith, o criador do Franklin Planner – naquele tempo ainda não havia os PC’s de hoje, e uma agenda inteligente fazia toda a diferença (ainda hoje faz!). Não havia uma versão do livro em português (para ser sincero, suponho que ainda não haja), mesmo assim recomendo enfaticamente a leitura.
Em seu livro, Smith dividia as necessidades humanas em quatro grupos:
- Sobreviver
- Amar e ser amado
- Sentir-se importante
- Experimentar variedade
Igualmente, classificava as tarefas diárias em quatro grupos, formando uma matriz baseada em importância/urgência, como na ilustração abaixo:
Todos os métodos que conheço atualmente, utilizados para classificação das necessidades humanas ou para definição de prioridades, parecem ter derivado desses modelos.
Basicamente, a ilustração é autoexplicativa; distribuímos todas as tarefas diárias, classificando-as em:
- Importante e urgente
- Importante, mas não urgente
- Não importante, mas urgente
- Não importante e não urgente
Feito isso, focaremos nossa energia em realizar as tarefas do grupo 1, seguidas das do grupo 2. Terceirizaremos a realização das tarefas do grupo 3 e descartaremos as do grupo 4. Com isso reduzimos a 75% as tarefas do dia, e à metade aquelas sob nossa responsabilidade direta de execução (O planejamento diário poupa tempo através do aumento do foco).
''Quanto mais tempo gastamos no planejamento de um projeto, menos tempo é necessário ao projeto como um todo'' – Edwin Bliss
O principal é tomarmos consciência de que não é saudável sair fazendo tudo que está na nossa frente sem nenhum critério. Priorizar significa escolher o que é mais importante, decidir qual a sequência das tarefas.
Note que Urgentes são as tarefas que exigem nossa atenção imediata; antes elas eram Importantes, mas se tornaram urgentes porque não atentamos para seu prazo; portanto, Planeje seu dia. Faça um esforço especial para tratar o grupo 3 das tarefas, ou seja, Delegue.
Ademais, seguir as dicas abaixo irá ajuda-lo a administrar com eficiência seu tempo, e assim, preservar sua carreira:
- Organize sua mesa – Materiais organizados impedirão que você perca tempo procurando documentos, pastas e relatórios.
- Evite distrações – Elas são as grandes vilãs na administração do seu tempo.
- Evite filas – As tecnologias estão aí para ajuda-lo a ganhar tempo.
- Planeje suas ligações telefônicas – Faça um esboço de tudo que precisa dizer e do que precisa saber. Programe um intervalo de tempo para esta atividade.
- Entenda sua empresa – É necessário conhecer as metas do grupo. Use a agenda como uma ferramenta que permita visualizar o conjunto de atividades.
- Peça ajuda – Consulte pessoas que tenham um olhar imparcial sobre o que é importante. Comunique-se com sua equipe (Leia também – Líder sim, chefe não...)
- Bloqueie seu tempo e compartilhe a agenda – Com isso você impede que demandas de outras pessoas atrapalhem sua rotina. O ideal é que toda a equipe compartilhe seus compromissos (Quando você não faz a sua agenda, os outros é que fazem).
- Diminua as reuniões – Reserve algum tempo para discutir problemas de rotina com colegas. Assim você evita ser interrompido a qualquer momento.
- Aprenda a recusar – Antes de aceitar uma nova tarefa, verifique sua disponibilidade. Veja se você é mesmo a pessoa certa para executa-la.
- Use métodos de follow-up – Evite transformar assuntos importantes em urgências.
- Descanse – Stress e fadiga raramente são causados pelas atividades realizadas. Geralmente são conseqüência do que deixamos de fazer. Planeje intervalos; não adianta planejar tarefas se não estiver disposto para realizá-las.
- Mantenha o bom humor – Sorria (Leia também – Pessoas sorridentes...)
- Olhe ao redor – Não fique ultrapassado (Leia também – Bem vindo ao futuro...)
“A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo” – Victor Hugo
Artigos relacionados:
Carreira - Rumo ao próximo nível
Pense nisso! E continue aprendendo!
“Se você gostou dessa publicação deixe seu comentário ou compartilhe com seus amigos para que eles também possam ter acesso; lembrando que tenho outros textos publicados regularmente no Pulse, sempre falando de carreira e motivação para a vida.”
Corretor de Ferramenta de Extrusão
8 aMuito bom