Usando o Majors PT-E em processos de Coaching

Usando o Majors PT-E em processos de Coaching

Um dos elementos importantes do coaching é apoiar o coachee em seu processo de autoconhecimento.  O instrumento Majors PT-E, além de indicar com maior precisão o Código de Quatro Letras popularizado pelo Myers-Briggs Type Indicator (MBTI), bem como o desdobramento das 4 dicotomias em subescalas (MBTI Step II), apresenta mais dois conjuntos de informações: o grau de uso dos 8 processos junguianos, e a formação da personalidade.

Grau de uso dos 8 Processos Junguianos

Por muitos anos, o estudo dos tipos psicológicos esteve restrito ao Código de Quatro Letras, e as funções mentais eram colocadas numa sequência de 4 posições (DATI) adotada sem comprovação. 

O Majors PT-E resgata as 4 funções mentais originalmente descritas por Jung – Sensação, iNtuição, Pensamento(Thinking) e Sentimento(Feeling) –, que operam nas atitudes de extroversão e introversão, e que compõem os 8 processos que regem a percepção e a tomada de decisão de cada pessoa.  

Construído a partir uma grande amostra de dados, equilibrada por tipo e gênero, o Majors PT-E traz um método inovador para medir o grau de desenvolvimento e uso desses 8 processos.  Este conjunto de informações permite ao coach comparar as características inatas do tipo com os comportamentos atuais do coachee, e direcionar as ações para o seu desenvolvimento.

Formação da Personalidade

O tipo psicológico oferece um ponto de partida para o entendimento da estrutura inata ou genética. Os elementos do tipo (subescalas) e o grau de uso dos 8 processos agregam conhecimento das diferenças individuais na expressão do tipo. A Formação da Personalidade apresentada pelo Majors PT-E ajuda a compreender os comportamentos do coachee, bem como revela barreiras à expressão da sua personalidade. 

Qual é o grau de perseverança do coachee?  Sob grande pressão, tem reações positivas (p.ex. autoconfiança) ou negativas (p.ex. trava)? Um estilo emocional intenso pode ter implicações positivas (p.ex. “juntar forças” para se defender) ou negativas (p.ex. explosões agressivas).  Por outro lado, um estilo brando pode indicar uma postura estável ou uma reação desconectada da realidade dos fatos. A busca contínua de superação pode demonstrar autoconfiança, ou uma vulnerabilidade ao subestimar os desafios. A tendência a recuar diante de problemas pode ser positiva (p.ex. ganhar tempo, adquirir conhecimentos) ou negativa (p.ex. culpar os outros). 

O coachee protege seus interesses ou confia nos outros? O grau de transparência pode indicar segurança ou infantilidade.  Uma tendência a desconfiar dos motivos dos outros pode ser reflexo de experiências desagradáveis. Por outro lado, acreditar em tudo que ouve pode revelar uma inabilidade para captar mensagens não verbais.  

Diante de mudanças, mostra rigidez ou abertura para reavaliar as próprias crenças e ouvir as opiniões dos outros? Tende a ser pessimista ou otimista em seus relacionamentos? Apresenta reações positivas (p.ex. expectativas realistas) ou negativas (p.ex. postura de vítima)? A crença do coachee na sua capacidade de ser bem sucedido afeta suas percepções e decisões, e pode aumentar ou inibir seu potencial de sucesso.

Veja mais em www.kenkoso.net



Muito útil mesmo! Eu conheço e recomendo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos