Usando a tecnologia para construir uma sala de aula motivante
Estamos começando um novo ano letivo, 2017. No início de cada ano, nós Professores, dedicamos tempo para um período de reflexão um pouco antes do início das aulas. O que de positivo conquistamos no ano anterior, quais foram os pontos negativo, e como vamos usar nossas experiências para avançar e planejar como atuaremos nesse ano.
O que conseguimos atingir no ano que passou? Quais estratégias falharam para obter o tipo de resposta esperada? Como os pontos positivos podem inspirar mais realizações na sala de aula e, por outro lado, como os negativos podem ser transformados em oportunidades de crescimento?
No entanto, isso deve ser mais do que apenas uma reflexão sobre os altos e baixos. É ainda mais do que simplesmente ajustar a forma como lecionamos com base no que aprendemos nos últimos anos. Trata-se de observar o que está faltando e preencher esses vazios com recursos que ajudarão a produzir um grupo de alunos mais experiente, mais preparados e melhorar sua aula
Com a experiência como uma força orientadora, você tem que ser capaz de cultivar um ambiente de sala de aula próspera e com qualidade de vida. Mas você está usando todos os recursos que você pode? Nesse ponto, o uso da tecnologia pode ajudar muito. Você deve considerar, fortemente, seu uso.
Se a tecnologia ainda não está integrada em suas matérias, eu suponho que é porque você mesmo não está confortável em usá-la ou não tem certeza de como incorporá-lo em seu planejamento de aula.
O uso da tecnologia em uma sala de aula é muito mais do que apenas exigir que os alunos usem um laptop para realizar pesquisas instantâneas. É mais do que simplesmente compartilhar um vídeo para ajudar os alunos a construir uma relação entre prática e teoria. Trata-se de mudar a maneira que os alunos aprendem, dando-lhes ferramentas que não só lhes permitem o acesso a informações que nunca puderam ter visto antes, mas que também lhes permitam processar as informações de uma forma mais profunda e significativa para eles.
Então, quais são algumas formas de tecnologia que você pode utilizar em sua sala de aula?
Aqui estão cinco maneiras de unir aprendizagem e inovação:
1. Impressão 3D
Precisa de alguma “peça” para uma aula? faça-a usando uma impressora 3D. Isso também seria um ótima aprendizado para colocar nas mãos de seus alunos. Vê-los gerar uma ideia, um projeto de design e trazer seu protótipo para a realidade.
2. Computação em Nuvem
A maneira como armazenamos, organizamos e acessamos informações tornou-se mais virtual do que nunca. Por que não, então, introduzir isso em uma sala de aula? Com a computação em nuvem, professores e alunos são capazes de adquirir informações de qualquer dispositivo. Pode ser um lugar onde todas as tarefas podem ser gravadas e monitoradas, eliminando as desculpas para projetos esquecidos. Que tal ter um arquivo geral da sua matéria nas nuvens com o endereço disponível para todos
3. Telas LCD
Esqueça projetores. Agora, os professores podem olhar para a frente a usar multi-touch telas LCD, que são essencialmente apenas uma versão maior de um smartphone. Esta ferramenta interativa será uma estratégia única para melhorar desempenho na aprendizagem!
4. Aprendizagem Invertida
Este método, é um desafio à maneira como as tarefas são atribuídas para fora da sala de aula e como o tempo é gasto dentro da sala de aula. Os alunos são designados para ouvir um webcast ou vídeo da lição do professor em casa e quando eles entram na sala de aula no dia seguinte, eles vão gastar o tempo focado em projetos hands-on.
5. Podcasts
Os podcasts são uma ótima fonte de informações para uma lição, mas também podem ser usados como um formato criativos de atribuição de tarefas. Incentivar os alunos a serem os produtores de seu próprio podcast e coletar informações (estatísticas, entrevistas na vida real, etc.) que, em seguida, comporão parte das tarefas para demonstrar sua compreensão sobre o assunto. Esta será uma maneira diferente de apresentar um trabalho, e será emocionante para eles participarem.
Não fique satisfeito com uma sala de aula tradicional ancorada ao passado. Seja inovador e crie uma sala de aula do futuro! Pense sobre o que é melhor para todos, agora e no futuro, e apresentá-los aos recursos tecnológicos que irão beneficiar a sua aprendizagem na sala de aula e dar-lhes uma compreensão de como utilizar adequadamente a tecnologia fora da sala de aula, no trabalho e no futuro trabalho.
Pedagogo | Designer Instrucional | Diretor Pedagógico | Treinamento | Coordenador Pedagógico | Projetos Educacionais | EdTech | Professor | Scrum Master | Gestão Ágil | OKR | Design Thinking | Gestão Escolar | Consultor
7 aPerfeitamente! Já existem várias experiências com modelos de ensino mais significativos para o educando e para o educador. No entanto, não basta ser adotado em uma única sala de forma isolada. A educação acontece em diferentes espaços. A educação híbrida é um bom início (não o único) para desencadear todo o processo.
Diretor Financeiro | Gerente Financeiro | Gerente Administrativo Financeiro
7 aParabéns professor Giancarlo pelo artigo imprescindível para quem quer acompanhar os sinais do tempo.