User Experience - uma oportunidade para inclusão

User Experience - uma oportunidade para inclusão

Se você é um profissional de marketing, empreendedor ou gestor, certamente já ouviu falar sobre User Experience - UX. Organizações de todos os tamanhos almejam (ou pelo menos deveriam) propiciar uma experiência positiva para seus clientes e com isso fidelizá-los. Pensar em UX, nada mais é do que desejar superar as expectativas do seu cliente em todos os sentidos.

Certa vez, eu estava navegando no Facebook quando um post de um site de notícias roubou a minha atenção. Cliquei na imagem e fui redirecionado para a página da matéria, mas adivinha? O site não era automatizado para smartphones. Admito que eu deveria usar óculos, no entanto, nem com Lentes Transitions seria possível ler aquelas linhas de textos pequenas e compridas.

Embora raro, situações como esta ainda acontecem e, mesmo que os celulares já tenham ultrapassado o número de PCs para acessar a internet, muitas empresas não valorizam a influência do mobile e experiência do usuário.

UX é muito mais do que um site responsivo que e se adapta ao tipo de dispositivo. UX é pensar no usuário, no layout da página, na quantidade de linhas que cada parágrafo deve ter, é tornar o site acessível para deficientes visuais e auditivos. As empresas e os profissionais devem enxergar UX não apenas como um meio para encantar clientes, mas também como uma grande oportunidade - acessibilidade.

Deseja que o seu site apareça nos primeiros resultados de busca? Sai na frente da concorrência e combine SEO com UX e turbine suas páginas web com acessibilidade. Todo mundo ganha, o algoritmo do Google, seu site e as milhares de pessoas que terão informação disponível.

Precisamos de UX e acessibilidade em todas as telas, nas pequenas, médias e também as grandes. As pessoas que me conhecem sabem que sou viciado em cinema, praticamente um cinéfilo rs. Em especial, adoro os filmes da Pixar (Sim, eu assisto filmes de desenho e geralmente sou um dos poucos adultos sem filho nas sessões da Disney). Quando lançaram o filme Procurando Dory, houve muito buzz na mídia e alguns adultos reclamaram porque não encontraram o filme com legendas para deficientes auditivos.

Infelizmente, muita gente perde filmes excelentes, porque não pensamos na experiência do usuário (de todos os usuários). O problema não é apenas sites e cinemas, a dificuldade está em vários setores: transporte, varejo, banco, indústria, etc. Como profissionais, devemos usar a UX como uma oportunidade para melhorar a experiência de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Em suma, tornar a experiência do usuário melhor também significa promover a acessibilidade. UX é sobre inclusão.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos