Usina de energia solar na Unilins entrará em operação em agosto
Está em fase final o projeto de implantação de uma usina de energia solar fotovoltaica no campus da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação e o início da operação está previsto para o mês de agosto próximo.
O sistema é composto por 1.700 módulos fotovoltaicos de 330w cada, instalado numa área de 5.000m2 e terá potência de 500 kw com geração média de 80.000 kwh/mês, o suficiente para atender a demanda de 510 residências. De acordo com o prof. Luis Fernando Léo, presidente da FPTE, “O atual momento energético do país exige que as instituições busquem soluções alternativas. Nesse projeto, a energia gerada atenderá a demanda da instituição durante o dia, período no qual há geração, e se houver excesso de produção será entregue à CPFL e contabilizado como crédito para consumo noturno”.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Eudora Energia, Grupo Leros e a Construpesa, e será integrado ao sistema de abastecimento de energia elétrica da Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL.
Além do abastecimento atender a demanda de todo o campus da Fundação Paulista onde estão instaladas as três unidades mantidas, ETL, Unilins e Cetec, outro fator significativo é que a usina vai gerar estágios e conhecimentos práticos a professores e alunos.
A Eudora Energia é uma produtora independente de energia que, por meio de seus investidores, financia, desenvolve, constrói e opera plantas de geração de energia em projetos comerciais. O Grupo Leros atua no segmento energético e oferece serviços como a comercialização de energia elétrica e consultoria. A Construpesa é uma construtora linense, do ex-aluno José Proença Meireles, e foi responsável pela terraplenagemm do local onde a usina está instalada.
Para o prof. Breno Ortega, vice-presidente da Fundação Paulista, “um dos maiores objetivos da planta de cogeração solar é o de habilitar os alunos dos cursos de engenharia a projetar e instalar estes sistemas. É o diferencial da Unilins, que entrega aos seus alunos uma formação teórico e prática muito acima da média do mercado”.
Agente administrativo na Prefeitura Municipal de Lins.
8 aParabéns a família FPTE pela dedicação e realização deste importante projeto.
Engenheiro de Telecomunicações na Informática de Municípios Associados S/A (IMA)
8 aParabéns pela iniciativa. O Brasil necessita destes profissionais visionários e empreendedores que fazem acontecer, assumindo riscos e acreditando em suas idéias. Acho muito importante formar profissionais e start ups para implantar soluções residenciais, condominiais, em campus universitários e industriais..