Uso da termográfica Aérea em fachada de condomínio vertical
Este é um método tentador, por parecer simples e com mito popular:
“é só olhar as cores para saber o que está acontecendo”.
Por estar envolvido na área vim aqui compartilhar o meu conhecimento básico da termografia para auxiliar a coleta de dados em campo.
Vamos relembrar os conceitos de calor, temperatura e os modos de transferência de calor.
Calor é transferência de energia de uma região para outra como resultado de uma diferença de temperatura entre elas. E sua transferência se processa da região mais quente para a mais fria. (Holst, 2000).
Temperatura, se dois objetos estão em equilíbrio térmico com um terceiro objeto, então eles estão em equilíbrio térmico um com o outro. Em consequência disso, existe um certo atributo ou propriedade de estado descreve os estados termodinâmicos dos objetos que estão em equilíbrio térmico um com o outro, é denominado temperatura, (Chrzanowski, 2011).
Modos de transferência de calor são três: condução, convecção e radiação.
Lembrando termografia infravermelha é baseada na medição do fluxo de calor por radiação e por sua vez relacionada ao modo de transferência de calor.
Condução: processo pelo qual a energia é transferida de uma região de alta temperatura para outra de temperatura baixa dentro de um meio (sólido, liquido ou gasoso).
Convecção: É o processo pelo qual a energia é transferida das porções mais quentes para as porções frias de um fluido através da ação combinada de: condução de calor, armazenamento de energia e movimento de mistura (Quites & Lia, 2005).
Radiação: É o processo pelo qual o calor é transferido de uma superfície de alta temperatura para uma superfície de temperatura baixa quando tais superfícies estão, ainda existe vácuo entre elas. Está energia assim transferida é a radiação térmica e sob a forma de ondas eletromagnéticas que viajam na velocidade da luz.
Obs. é por irradiação que o calor liberado pelo sol chega até a terra. Lembre-se de outro fator importante é que todos os corpos emitem radiação, ou seja, emitem ondas eletromagnéticas.
Então agora chegamos na Radiação térmica que pode ser emitida nas faixas de ultravioleta, visível, infravermelho e até a faixa de microondas do espectro eletromagnético.
A termografia detecta a radiação infravermelha emitida pelo objeto de interesse, que é invisível ao olho humano e a transforma em imagens térmicas visíveis, com a possibilidade de convertê-la em leituras de temperatura. (Maldague & Moore, 2001).
Outra forma de visualizar o espectro eletromagnético:
Termografia Infravermelha é o processo de aquisição e análise de informação térmica por meio de dispositivos de imagem térmica sem contato.
Aéreas de abrangência em Termografia Infravermelha:
Ponto de observação utilizar as normas atuais como apoio as aéreas de abrangência em TIV, exemplo:
ABNT NBR 16969 - 2021:
Ensaios não destrutivos – Termografia infravermelha – Princípios gerais
ABNT NBR 15424 – 2016:
Ensaios não destrutivos – Termografia Terminologia
ABNT NBR 16818 – 2020:
Ensaios não destrutivos – Termografia infravermelha – Procedimento para aplicações do método da termografia infravermelha.
Entre outras.
Agora vamos sobre a troca de energia por radiação e os modos:
Emissão – liberar radiação “emitir”
Absorção – captar e reter a radiação “absorver”
Reflexão – devolver a radiação “refletir”
Transmissão – deixar a radiação passar “transmitir”
Como sabemos que uma porcentagem da radiação é absorvida, refletida e transmitida ?
Isto depende das propriedades do objeto. Portanto, cada objeto tem uma certa capacidade de absorver, refletir e transmitir – a soma desta equação será 1.
Assim dito, seguimos o nosso fluxo de trabalho para o ativo fachada condomínio vertical:
1. Escopo e objetivo;
2. Princípio da Termografia Infravermelha para ensaios não destrutivos;
Recomendados pelo LinkedIn
3. Descrição do empreendimento;
4. Fluxo de trabalho;
5. Mapeamento de anomalias térmicas versus visual;
6. Matriz GUT para as anomalias identificada pelo Engenheiro Especialista;
7. Emissão da ART;
8. Considerações.
Obs. Documentos obrigatórios ICA 100-40 rev.2023:
Aeronave Remotamente Pilotada cadastrada no Sistema ANAC - SISANT e DECEA-SARPAS como Uso Profissional, Piloto / Explorador cadastrado no DECEA - SARPA e Seguro de Responsabilidade Civil do Explorador ou Transporte Aéreo (R.E.T.A) por aeronave remotamente pilotada.
Fluxo de trabalho que realizo para coleta de dados em ativo de condomínio vertical:
1. Aprovação do DECEA – SARPAS a solicitação de voo Entorno de Estrutura;
2. Anuência dos condôminos sobre o voo;
3. Elaboração da Avaliação de Risco Operacional - Uso obrigatório para uso Profissional (PP);
4. Fluxo de coleta conforme carta solar;
5. Condição Climática:
5. Baixar e organizar os dados;
6. Analise com relatório; Este realizado por um Engenheiro Civil com especialização em Patologia.
Para as inspeções visuais aérea em fachada tenho referência as seguintes normas além da troca de experiencias com cliente:
ABNT NBR 7200:1998 - Item B.7 Inspeção final de revestimento;
ABNT NBR 13755:2017
ABNT NBR 13749-2013 – Item 06 Inspeção
ABNT NBR 16969 – Ensaios não destrutivos – Princípios Gerais - TIV
ABNT NBR 16818 - Ensaios não destrutivos – Procedimento para aplicações TIV
Não se esqueça, a aeronave remotamente pilotada é somente a nossa ferramenta de coletada de dados...ótimos voos.
Fonte de consulta:
Laerte dos Santos – Termografia Infravermelha em Subestações de Alta tensão Desabrigadas – 2006, Universidade Federal de Itajubá – Programa de Pós- graduação em Engenharia da Energia.
Mauro Mario – Uso da termografia como ferramenta não destrutiva para avaliação de manifestações patológicas ocultas – 2011, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Civil.
Renan Pereira de Andrade – Uso da termografia infravermelha embarcada em drone como ferramenta para inspeção de patologias em revestimentos aderidos em fachada – 2020, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Construção Civil.
Mauricio Marques Resende – Maxime Engenharia – Relatórios.
Lia Mariano - Curso de Certificação Nível 1 do ITC – Fundamentos de Termografia Infravermelha - InfraredTraining.com | Infrared Training
Engenheira Mecânica e de Segurança do Trabalho
1 aÓtima explicação, parabéns. O uso da termografia nessa área de civil ainda não é muito conhecida, então esse tipo de orientação é muito importante. Aproveito para relembrar que de acordo com a ABNT NBR 16818, somente a Termografia realizada por profissionais certificados pela ABENDI tem valor legal. Ou seja, em caso de sinistros, a seguradora somente aceita se o profissional que realizou tem a certificação.