UX Designers sempre existiram

UX Designers sempre existiram

Iaê galera, aqui estou de novo criando mais um artigo direcionado aos Designers de plantão. Dessa vez vou falar sobre UX Design, ou User Experience Design, em português Design de Experiencia de usuário. Em poucas linhas vou tentar expor minha opinião sobre.

Nos últimos anos UX Design ̶f̶o̶i̶ ̶u̶m̶a̶ ̶d̶a̶s̶ ̶m̶u̶i̶t̶a̶s̶ ̶p̶r̶o̶f̶i̶s̶s̶õ̶e̶s̶ ̶q̶u̶e̶ ̶g̶a̶n̶h̶o̶u̶ ̶d̶e̶s̶t̶a̶q̶u̶e̶ ̶n̶o̶ ̶m̶e̶r̶c̶a̶d̶o̶, talvez seja pela necessidade de ter um profissional que pense além de projetos bonitos, que concilie o bonito, agradável e usável em um único elemento.

“UX Designers não é uma novidade, eles sempre existiram, são apenas pessoas projetando o necessário.”

Durante anos estudo, analiso e crio interfaces como forma de aprendizado, poucas foram comercializadas, mais dentre todas nenhuma foi projetada sem uma análise e estudo das formas, cores, público, testes e etc… Sempre tive um grande interesse em projetar aquilo que fosse usável, e isso muito antes até de conhecer técnicas e estudos voltados para a experiencia de usuário.

Conheci o UX a praticamente 3 anos, de inicio tudo era novo e atrativo no mercado, mas ele nunca foi o ponta pé para me dedicar a área.

A novidade e a influência no que eu já estudava foram primordiais para buscar conhecimento na área. Nesse tempo de estudos parei e percebi que muitas das técnicas, testes e análises aprendidas eu já utilizava antes de conhecer UX.

Será que eu já não era um UX Designer muito antes de começar a estudar UX Design?

Então foi aí que eu lembrei do grande Donald Norman, o cara do Design, o guru!… Lembrei de uma frase dele que define tudo o que eu penso sobre o Design voltado para a experiencia de usuário, veja.

“Eu inventei o termo, porque eu pensei que interface humana e usabilidade eram muito restritos. Eu queria cobrir todos os aspectos da experiência da pessoa com o sistema, incluindo gráficos de desenho industrial, a interface, a interação física e o manual. Desde então, o termo se espalhou amplamente, tanto que ele está começando a perder o seu significado.” — Donald Norman

Perceba que em nenhum momento ele se refere a UX como uma profissão diferenciada do Design, até porque o Designer tem que projetar o seu produto final pensando no seu chefe maior, o usuário.

“experiência do usuário não é uma camada extra de design que pode ser trazido mais tarde ou delegada para outra parte; ele está em cada fibra de um projeto desde o início de um projeto.” — Daniel Eden.

Quando iniciei meus estudos o meu grande problema era saber se os meus projetos estavam bom ou não, passei muito tempo me questionando e pedindo feedbacks de outros profissionais da área, até que um dia eu me perguntei…

Ué, porque eu estou usando os feedbacks de colegas de profissão como primordiais para um projeto que talvez não seja para eles?

Esse questionamento me fez mais tarde levar vários outros projetos para uma pesquisa de campo, foi nela que eu percebi que alguns feedbacks e respostas não se entrelaçam entre colegas de trabalho e o publico em questão, a opinião dos colegas de profissão nem sempre era as mesmas do meu público alvo. Eu fiquei muito duvidoso sobre tudo que eu já tinha feito e que vinha a fazer, até que um dia eu parei e pensei.

Se esse projeto é para pessoas que gostam de música pop, eu preciso perguntar sobre o projeto para essas pessoas!

E esse foi o meu primeiro pequeno e grande passo para projetar interfaces centrada na experiência de usuário.

Portanto a UX, não é uma profissão diferenciada de qualquer outra do imenso universo do Designer, seja ele gráfico, de games ou até mesmo DIY. Oque você como profissão tem que ter em mente é que o seu projeto vai ser usado de algum modo por outros usuários e todo mundo gosta de feedbacks positivos, e nada melhor que receber feedbacks positivos do seu público alvo.

Henri Cavalcante

Database Administrator and Sysadmin at Conta.no

8 a

Show de bola.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos