Vínculo na Liderança!  Potencializador fundamental do resultado, entre o líder e seus liderados.

Vínculo na Liderança! Potencializador fundamental do resultado, entre o líder e seus liderados.

Imagine você embarcar em uma missão dentro de um foguete junto com um grupo? Nada mais nada menos que a missão é salvar o Planeta Terra de um colapso alimentar, o grupo vai ter que explorar diferentes planetas em outras galáxias, e isso implica ficar fora de casa por tempo inderteminado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

"Interestelar" é um filme de ficção científica dirigido por Christopher Nolan, lançado em 2014. Eu devo ter visto esse filme umas 15 vezes, e todas as vezes me traz novos olhares aprendizados e insights.

Falando um pouco sobre o conceito de vínculo:

Vínculo pode se referir a uma ligação emocional, afetiva ou psicológica entre duas ou mais pessoas. Isso pode ocorrer em diferentes tipos de relacionamentos, como familiares, de amizade, românticos ou profissionais. Um vínculo forte pode envolver sentimentos de proximidade, intimidade, confiança e comprometimento mútuo.

O vínculo de fato pode ser um fator que potencializa, que constrói trazendo o resultado esperado, ou o vínculo pode ser um fator que difilcultará o andamento colocando assim a "missão" em risco. A proposta do líder em qualquer projeto é fazer com que seus liderados performem.

Interagir, intervir quando necessário, entender cada perfil e direcionar fazem parte do papel do líder. Uma coisa é você traçar um plano com um time, outra é você ir para ação! Todas as dificuldades serão colocadas a prova, a condução ou manejo do líder é essencial para que a "missão" seja completada com sucesso.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao passar um tempo com aquele grupo você vai notar certos fenômenos, pontos fortes e pontos fracos de cada um, os papéis de cada um começam a ser definidos, os fenômenos da resistência começam a emergir dificultando o andamento da "missão".

Vou considerar que você já tenha visto o fime Interestelar, caso não até está data atual ele está disponível no Amazon Prime.

Cada tripulante que se lança na missão tem uma história de vida, cresceu em ambientes diferentes, raizes familiares e culturais. A motivação é um dos fatores que irá influênciar todo o tempo durante a missão, principalmente um dos principais personagens, Cooper que deixa seu pai e dois filhos. A promessa de Cooper parante a filha Murphy Cooper ainda pequena é de voltar antes que ela complete a idade do pai, esse fato nos faz entender que não só o grupo que embarca está todo o tempo nos influenciando, mas sim outros subgrupos, por exemplo o da família.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Amelia Brand uma das tripulantes da missão é filha do Professor Brand, ela foi influenciada por seu pai cientista e idealizador da missão. Algo interessante que nos leva a refletir sobre a influência do vínculo em uma das cenas é exatamente com a Amelia. O grupo terá que tomar uma decisão de visitar um planeta ou não, em um dos momentos Amelia fala que a decisão dela está sendo tomada por um sentimento que tem sobre o astronauta Dr. Mann, deixado para trás em um das missões anteriores. Ela declara que não está sendo racional naquele momento e sim está tomando a decisão por sentimentos particulares, o que é interessante é que seu líder Cooper acata a decisão, pois sabe também que lida com seus sentimentos em relação a sua filha, a promessa por voltar se acentua a cada instante, o tempo corre e ele começa a pensar se valeu a pena perder todo o desenvolvimento de sua filha.

A cada decisão que precisa ser tomada percebe-se que os tripulantes negociam entre eles, cada um deles está tomado por questões particulares que envolvem uma questão individual de cada um, o grupo em si, e seus subgrupos. Vamos deixar isso mais claro e organizado:

Influências do vínculo:

  1. Individualidade de cada um (Ambiente onde se desenvolveu, familiar e cultural).
  2. O grupo dos astronautas (Cada tripulante está sendo afetado pela presença de cada um deles - Questões internas).
  3. Subgrupos (Não só a influência do grupo dos astronautas entre si, mas os subgrupos externos trazem forças que vão influênciar em suas ações durante toda a missão).

O filme nos mostra de forma clara que as decisões são tomadas por questões diversas, as forças que atuam estão vindo de lados diferentes e que os líderes precisam estar atentos, principalmente no que aquilo que não é racional.

O filme por si só é complexo, e escrever sobre vínculo não é uma tarefa fácil, espero poder ter colaborado de alguma maneira para o seu desenvolvimento.

Até o próximo artigo!

#vínculo #altaperformance #times #equipes #liderança #interestelar #filme

Nenhuma decisão é avulsa, tudo têm conexão e relação. Parabéns por compartilhar essa visão!

Fatima Paterno

Diretora novos negócios / Gestão Adsales | Comunicação / mídia offline e digital / Marketing / Promoção / Eventos. Misses-at.work

1 a

Excelente 👏👏👏

Alexsandro Junior

Top Mentoring Voice | Talent Acquisition Squad Leader | Consultor de Carreira e LinkedIn | Analista de Negócios

1 a

👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos