Vírus dos Negócios Pós Carnaval
Existe uma crença muito difundida no Brasil de que o ano só começa após o carnaval. No final de dezembro as empresas já começam a tirar o pé do acelerador – afinal, o ano está terminando e o que tinha pra ser feito, já deveria ter sido feito – e essa desaceleração prossegue nos meses de janeiro e fevereiro, porque aparentemente todo mundo está na praia tomando caipirinha e o mercado está parado.
Se apoiando neste tipo de desculpa, as empresas abrem mão de acompanhar de perto os resultados de quase 25% do seu ano.
E não é só a equipe comercial que acaba sendo dominada por esse padrão de pensamento, os próprios gestores geralmente se tornam mais permissivos nessa época do ano, aceitando distrações e resultados aquém do esperado.
O ano começa sim antes do carnaval
Eu trabalhei por alguns anos no setor comercial de um banco e sempre achei esse papo de “o ano só começa depois do carnaval” uma grande bobagem! Incentivava minha equipe a terminar o ano com força total e começar da mesma forma.
Para a surpresa de muitos, os resultados apareciam! Alcançávamos todo ano resultados além do esperado nessa época. Sem contar que um ano que já começa com bons resultados cria um otimismo que se propaga para os meses seguintes e no fim das contas, os resultados do ano inteiro acabam sendo impactados.
Desmistificando o vírus dos negócios Pós Carnaval
Pense comigo ... Mesmo que parte das pessoas realmente tirem férias nesse época do ano, a grande maioria permanece nas cidades, mantendo a mesma rotina de trabalho e o mesmo padrão de consumo.
Sem contar que as pessoas que estão de férias não consomem apenas sorvete, caipirinha e cerveja nas praias. Elas continuam tendo que almoçar, tendo que comprar produtos de limpeza para limpar suas casas, compram eventualmente uma nova peça de roupa porque querem de sentir bonitas nas férias e até usam o tempo livre para pesquisar e efetuar a troca de um veículo ou fazer aquisições maiores.
O que isso significa? Que não é porque uma parte da população está de férias que o mercado consumidor para. Pensando bem essa é uma crença que não faz o menor sentido.
As empresas continuam rodando, as pessoas continuam vivendo e consumindo normalmente entre dezembro e fevereiro. Então porque as empresas alcançam resultados piores nesses meses?
Porque elas mesmas assumem uma postura passiva e permissiva e são contagiadas por essa doença chamada “o ano só começa depois do carnaval”. Elas ficam de cama, aguardando essa febre imaginária passar para arregaçar as mangas e começar a trabalhar com força total. O resultado dessa atitude certamente se reflete no faturamento, na queda de produção e no lugar de lutar contra essa tendência, é comum que gestores e os membros equipe comercial usem o período do ano como desculpa para o seu baixo desempenho.
Comece o ano com força total
É possível que entre dezembro e fevereiro seja realmente mais difícil marcar visitas e aprovar projetos. Em parte, porque muitos diretores tiram férias e não estão presentes para aprovar orçamentos ou negociações mais significativas.
Isso não quer dizer que as vendas não vão acontecer, mas caso as visitas sejam menos volumosas, é possível usar os primeiros meses do ano para planejar e preparar um ano grandioso.
O que não podemos fazer, em hipótese alguma, é mandar um comando para a mente de que agora não vai ter o mesmo volume de negócio, esse é o primeiro passo para ter uma baixo desempenho. Quando o desempenho estiver abaixo do esperado, não busque justificativas, foque em soluções para resolver o problema.
É possível desenvolver outras atividades para se manter produtivo nesta época do ano, caso as visitas sejam um pouco menos volumosas como:
Planeje o seu ano
Não é porque a equipe comercial tem menos visitas que ela tem menos trabalho. É preciso usar esse tempo para analisar os resultados do ano anterior e montar um plano de ação para que o ano que está começando seja ainda melhor.
Defina metas para empresa mas também metas pessoais, independente de qual seja a seu cargo na empresa.
Invista em prospecção e relacionamento com clientes
Use esse momento também para contatar novos clientes, mandar e-mails para manter um bom relacionamento com clientes já existentes, revisar o funil de vendas, analisar quais negócios não se concretizaram no ano que passou e o que pode ser retomado, etc.
Prepare um kick off de vendas arrebatador
Se você é um gestor de vendas ou um empreendedor, é importante também usar esse momento para preparar um kick-off de vendas que vá realmente trazer resultados para a sua empresa.
Pense em um evento que vá trazer foco e motivação para o seu time, que trate em detalhes sobre produtos e que traga também novas técnicas de vendas para melhorar ainda mais o desempenho da sua equipe.
Se quiser saber mais sobre kick off de vendas, assista a esse vídeo.
Por fim, quero ainda dizer que um tempo atrás estive conversando com um executivo, gerente nacional de vendas de uma grande empresa. Ele começou a carreira trabalhando em outra área da empresa.
Ao observar o estacionamento da empresa, via que os melhores carros sempre pertenciam aos membros da equipe comercial e decidiu mudar de setor.
O setor de vendas é desafiador mas trabalhando com vontade e entusiasmo é possível extrair grandes aprendizados e grandes resultados. Você que tem a oportunidade de trabalhar em vendas, desenvolva ao máximo o seu potencial. Se livre das desculpas e venda mais!
Especialista em Educação Corporativa | Treinamento e Desenvolvimento | Gestão da Mudança | DHO | Clima Organizacional | BP | Psicóloga | Coaching
7 aIdeias Fernanda Jardim.