Vaca não dá leite. Nem na teoria.
Photo by Lomig on Unsplash

Vaca não dá leite. Nem na teoria.

Fazer "X ou Y" dá ou não dá dinheiro? Funciona ou não funciona? Essa é a questão que move rumores e discussões em aspirantes do mercado digital. Mas que já fique bem claro que eu não sou um cara do marketing, eu sou um cara criativo, designer, diretor de arte ou sei lá como você quer chamar um cara que tem ideias. Enfim, um cara dos ads.

O pouco que eu sei é que se existe um produto ou serviço, é porque existe uma demanda. Se existe uma demanda é porque existe uma necessidade, to certo até aqui? Responde aí se quiser / puder.

Pra tal necessidade existe uma audiência que embora ciente ou não da dor ou problema que ela tem, está aberta à sugestões de como tornar menos árdua e cansativa o simples fato de existir. Poético hein! E é por isso que nesse caso se trabalha uma coisa muito importante que são os níveis de consciência.

Sim, é real. Faz parte do trabalho apontar um problema que alguém ou um grupo de pessoas tem, mas que não fazia ideia que tinha. Isso pode ser feito com uma afirmação, uma pergunta, uma promessa, enfim, o famoso clichê barato de: "Você tem dor nas costas? O torcicolo está te matando? Seus problemas acabaram! Conheça o nosso produto revolucionário (nome do produto que provavelmente tem algum termo em inglês para ficar chique) que vai resolver o seu problema e você vai se sentir bem melhor!" Isso tudo seguido de provas sociais, outros gatilhos, especificações técnicas, base científica, enfim. Depende da estrutura da copy.

Apesar de eu ter dado um exemplo bem fraco (e até um pouco chato) o objetivo desse artigo é passar uma ideia de como são algumas coisas na prática, de uma maneira até um pouco cômica, de repente.

Mas e aí? "X" ou "Y" funciona? Dá dinheiro?

A resposta é não. Nada vai te "dar" dinheiro. Mas vou usar dois exemplos de modelos de negócio polêmicos que mais geram esse tipo de dúvida: o marketing de afiliados e dropshipping.

Afiliados

"O Marketing de Afiliados é um novo formato de marketing que tem como objetivo ampliar as formas e canais de comunicação que consigam chamar a atenção do consumidor." (copiei do blog da Hotmart mesmo, to nem aí.)

Simplificando na prática

  • Alguém (pessoa ou empresa) lança um produto;
  • Você se afilia a esse produto e vende nos seus canais com um link exclusivo seu, que podem ser redes sociais (tráfego pago ou orgânico), Google Ads ou marketplaces (Mercado livre em alguns casos, sua loja virtual, etc.);
  • Você vende e ganha uma comissão por isso após o pagamento efetuado.

Em nenhuma etapa do processo o marketing de afiliados te "dá" dinheiro. Você conquista a sua comissão através de uma venda, o que envolve estratégia, tráfego, copywriting, criativos (design) e um bom suporte de vendas.

Dropshipping

"Drop shipping ou envio solto mais conhecido como estoque na fonte é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor." (Esse eu copiei do Wikipedia, que nem na época do Ensino Médio.)

Simplificando na prática

  • Alguém (pessoa ou empresa) fabrica / fornece um produto;
  • Você constrói uma loja virtual em uma plataforma como Shopify, CartX ou até mesmo WP com Woocommerce e hospeda / cadastra esse produto;
  • Você divulga esse produto da sua loja por meio das redes sociais (tráfego pago ou orgânico) e/ou Google Ads;
  • Você agora tem uma loja virtual, o que envolve estratégia de marketing, construção de marca (branding), precificação, funil de vendas, UX/UI design, copywriting e um bom suporte pós venda;
  • Considerando que você tem uma loja virtual e que você de fato vende um produto, você de forma técnica precisa de um bom Gateway de Pagamentos e CMS para gerenciar o conteúdo da loja (nem sempre o que as plataformas oferecem por padrão é bom ou supre as suas necessidades) o que já vai gerar um custo considerável pra quem está começando;
  • Estamos no Brasil, meu bom. Você tem taxa de importação pra drop internacional (de produtos de mais de $50), você tem que emitir NF, precisa ter um CNPJ e está sujeito à condições adversas de entrega por parte dos correios (não tem outra opção para drop internacional). Isso se você quiser andar em conformidade com a lei do nosso país.
  • Você vende e extrai o seu lucro da venda.

Em nenhuma etapa o dropshipping te "dá" dinheiro. Você conquista a sua venda e extrai o seu lucro, o que envolve uma operação com processos otimizados e focados na satisfação do consumidor. Como um bom comércio virtual tem que ser.


Não existe trabalho ruim, ruim é ter que trabalhar. MADRUGA, Seu.


Desanimador, né?

Bem diferente do discurso de vendas de mentoria e cursos de gurus que só enrolam e muito pouco tem a agregar, porque ele tentou fazer a mesma coisa que você está tentando, não conseguiu e agora quer te ensinar como faz. Merece aplausos né?

O pior é que tem gente séria que trabalha com a realidade na área. E essa gente é prejudicada pelo cidadão que posta vídeos ostentando uma riqueza que conseguiu porque enganou várias pessoas estimulando o consumo de um conteúdo que não ensina, pra obter resultados que não existem. É por isso que quem trabalha sério repudia esse tipo de atitude. Macabro né?

O problema está no marketing de afiliados? Não. Se há produto é porque há demanda. Compra quem quer e quem precisa. Vende quem sabe vender.

O problema está no dropshipping? Não. Se há produto é porque há demanda. Compra quem quer e quem precisa. Vende quem tem estrutura e quem sabe vender.

Viés do dinheiro fácil e do almoço grátis

Existem diversas formas de conquistar o seu dinheiro e a sua liberdade e estabilidade financeira, isso é fato. O que não existe é uma fórmula, receita, macetezinho ou segredinho que faça isso cair do céu diretamente pra você, meu consagrado. Tem que trabalhar e trabalhar de forma inteligente. E isso o guru do drop, dos afiliados e do tráfego não vão te dizer. Porque eles não tem o fator primordial para se sustentar caso eles entrem nesse assunto que é a quebra de objeção. Porque os gatilhos que eles usam é justamente o título desse parágrafo, dinheiro fácil e "almoço grátis".

Mas por que um designer, DA, um "cara do ads" está me dizendo isso?

Simples, porque eu estou no meio do joio e do trigo faz bastante tempo. A vida proporcionou pra esse reles mortal aqui a experiência para reconhecer um bom trabalho, mas também proporcionou o discernimento para identificar quando existe charlatanismo. Sou imortal e blindado? Não. Mas um pouco vivido, talvez. Esse artigo serve para te dar uma luz sobre o que é de fato esse mercado, isso se você quiser abrir os olhos, claro. Absorve quem quer, rs.

A red pill quem ninguém quer tomar

Também vos escrevo para dizer que X e Y funcionam sim. Mas é preciso se informar, estudar, observar as pessoas envolvidas e avaliar os resultados. Isso leva tempo. Você não vai ficar milionário do dia pra noite. Você sequer vai conseguir pagar as suas contas se você se aventurar em operações sem apoio, conhecimento, sabedoria e às vezes, budget.

Eu desejo de coração um mundo em que as pessoas não enganem outras, que trabalhem honestamente e um mundo de muita sabedoria e bom conhecimento. Criatividade é a arte de resolver problemas e como um criativo hoje eu dei o meu melhor pra resolver um que leva a vários.

Bons negócios a todos!

Ah, e pra quem entendeu a referência do título, sim, é uma adaptação do discurso do Mauro Sérgio Cortella.

Foto de Lomig disponível no Unsplash.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de André Nogueira

  • Novo Brasão CBF

    Novo Brasão CBF

    As críticas sem fundamento, base e conhecimento da metodologia de aplicação e seus objetivos nos mostram quantos…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos