Vagas operacionais x Vagas estratégicas

Vagas operacionais x Vagas estratégicas

É importante que nós, consultores de RH saibamos a diferença entre vagas operacionais e vagas estratégicas. Principalmente na hora de montar a proposta comercial do serviço de R&S para nossos clientes. Por isso trouxe a diferença entre elas:

Vagas Operacionais

São funções relacionadas à execução direta das atividades diárias e práticas de uma organização. Essas vagas geralmente exigem habilidades técnicas específicas e operam de forma mais tática, com supervisão direta.

Características:

  • Nível hierárquico: Geralmente ocupam níveis mais baixos na hierarquia organizacional.
  • Foco: Realizar tarefas e processos rotineiros e específicos.
  • Exemplo de cargo: Assistente administrativo, Operador de máquinas, Auxiliar de produção, Motorista e Atendente de loja

Importância:

As vagas operacionais são fundamentais para o funcionamento diário da empresa. Elas garantem que os processos e serviços básicos sejam executados com eficiência.


Vagas Estratégicas

São posições que envolvem a formulação, planejamento e decisão de estratégias organizacionais. Os ocupantes dessas vagas lidam com decisões de alto impacto que afetam o direcionamento e os resultados da empresa no médio e longo prazo.

Características:

  • Nível hierárquico: Geralmente situadas no topo ou em níveis intermediários de gestão.
  • Foco: Definir estratégias, liderar equipes e monitorar o desempenho da organização.
  • Exemplo de cargos: Diretor (CEO, CFO, etc.), Gerente de projetos, Analista de inteligência de mercado, Coordenador de marketing estratégico e Consultor de negócios

Importância:

Essas vagas são essenciais para orientar a empresa rumo a objetivos mais amplos, garantindo inovação, crescimento e adaptação ao mercado.



Atenciosamente,

Samara Souza

Consultora de RH & Headhunter

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos