VAI TER CRISE, VAI TER CHORO E VAI TER DESESPERO… E “TÁ” TUDO BEM!
Oieee, tudo bem?
Você deve estar me achando meio doida por colocar esse título para a nossa conversa desse mês, não é mesmo?
Eu confesso que os empresários e empreendedores se assustam bastante quando eu digo essa frase. No entanto, ela faz muito sentido! Vou te explicar o motivo…
No mês passado, eu falei aqui em nossa coluna sobre a necessidade de tornarmos “normais” as dificuldades e obstáculos que aparecem na jornada de crescimento de uma empresa. Eu havia dito que não existem soluções mágicas. Muitas pessoas continuam achando (e o mercado gosta de vender isso) que será um curso comprado – ou um post numa rede social – que irão transformar os resultados da sua empresa… Ledo engano! Muitos negócios “morrem” por conta desse romantismo.
Crescer negócios e empresas é uma meta difícil, cujo alcance bem-sucedido depende de várias frentes de trabalho (e não apenas das demandas técnicas e estratégicas enfrentadas pela empresa). O sucesso da empreitada depende, principalmente, do crescimento e desenvolvimento pessoal do dono do negócio! Eu gosto de dizer (embora os meus clientes não gostem de escutar, rsrs) que quem frequentemente impede o crescimento do negócio é o próprio dono do negócio, e não necessariamente o mercado… Eu sei que é difícil ouvir, mas eu vejo isso como algo evidente.
Todo mundo sabe que a maioria das empresas nasce do desejo genuíno de construir uma vida melhor, ou da ideia de entregar para o mercado algo diferente e novo, com potencial de trazer prosperidade para o dono da empresa… Até aí, está tudo bem!
A questão é que a maioria dos negócios nasce no calor das emoções e, assim, as pessoas acabam se esquecendo de convidar a “senhora razão” para tomar o seu lugar no projeto de construção. E as empresas vão crescendo com base na vontade de fazer dar certo, na vontade de oferecer o melhor produto ou serviço, e no desejo de tornar a empresa referência para seu nicho… É aí que se iniciam os problemas, porque falta a famosa palavrinha PLANEJAMENTO!
A maioria dos negócios nasce sem qualquer planejamento. E a maioria também “morre” justamente pela sua ausência! Em relação a esse assunto, há aqui uma questão importantíssima: as pessoas se esquecem que o planejamento envolve muito mais do que simplesmente fazer as contas básicas do negócio (entrada, saída, custos e lucro). Embora, verdade seja dita, as empresas que trabalham estes números já estejam em outro patamar de mentalidade (pois, vamos combinar, quantos negócios nascem com este acompanhamento de números? A minoria, não é mesmo?).
Planejamento envolve a vida inteira do negócio e a vida inteira do dono do negócio! Planejamento é o que prepara a empresa para as fases de dificuldade, sejam elas financeiras, de crescimento ou – até mesmo – de posicionamento de mercado… Planejamento é o que dá para o dono do negócio a “sensação de controle” nos momentos difíceis, é o que permite ao dono saber qual é o melhor passo a ser dado naquele momento…
Agora, você sabia que o planejamento bem feito, além de questões relacionadas à empresa, envolve também a vida pessoal do dono do negócio? Você quer prosperar com a sua empresa?
Então entenda que a falta de planejamento da sua vida pessoal gera impactos na sua empresa, fazendo com que ela perca força e fique patinando por tempos… Eu tenho alguns clientes que ficaram super agradecidos comigo, encantados com o crescimento conquistado nos meus processos de mentoria. Eles me elogiam como se eu tivesse realizado um milagre na vida deles, quando – na verdade – a única coisa que eu fiz foi ajudá-los a enxergar o quanto as suas empresas e eles mesmos estavam desorganizados!
Gente, números salvam vidas! Guardem isso para vocês: NÚMEROS SALVAM VIDAS! É libertador conhecer os números do negócio e, além disso, também é libertador entender que é necessário organizar, planejar e olhar para as necessidades pessoais do dono do negócio… É isso que faz com que as empresas cresçam (e não necessariamente o meu acompanhamento ou o acompanhamento de outro mentor). O crescimento é o resultado da mudança de postura diante do próprio negócio!
Aqui, no final deste artigo, eu vou te ensinar como fazer isso, mas antes disso eu quero que você entenda que, mesmo tendo todos os seus números organizados e tudo planejado, você terá momentos de CRISE, CHORO E DESESPERO… E TÁ TUDO BEM!
Talvez você esteja pensando: “nossa, que mentora mais pessimista!”. Tudo bem se você estiver pensando assim, ok? Mas te garanto que não é pessimismo, não… Estou apenas tentando te mostrar, assim como mostro para meus clientes, que não existe crescimento sem adversidades, sem obstáculos e sem falhas ou quedas… Em tais momentos, você pode entrar em crise; você pode achar que as coisas nunca darão certo; você pode chorar de forma angustiada, por achar que não tem mais jeito e não há nenhuma saída. É possível que você se sinta desesperado ou desesperada, que você pense que desperdiçou anos da sua vida num negócio que não tem futuro, e que muito dinheiro foi perdido… Mas eu quero que você saiba, e que se lembre quando esse momento chegar (se é que ele já não chegou), que está tudo bem!
Vamos tornar “normal” uma coisa: no processo de crescimento do seu negócio você vai cometer erros, vai fazer escolhas que irão prejudicar o seu negócio, vai fracassar em algum aspecto e vai cair… Porém, todo mundo cai. Isso é normal! Só não erram, não fracassam e não caem as pessoas que não avançam… Então, os avanços que você irá fazer podem trazer as crises, os choros e o desespero… E são nestes momentos que o dono do negócio precisa ser resiliente e perseverante! É essa postura, bem trabalhada, que irá fazer com que o seu negócio transforme quedas em crescimento e aprendizado!
Empresas que ficam estagnadas erram pouco, isso é um fato! Mas empresas que ficam estagnadas acabam sendo engolidas pelo mercado. E o que você escolhe: o risco da perda de mercado pela estagnação, mas com o conforto da “segurança” de não errar? Ou o risco de fracassar em alguns momentos e sofrer algumas quedas, mas com a possibilidade de avanço e crescimento tanto do negócio quanto pessoal? Então, sim, é uma questão de escolha e escolhas precisam ser feitas todos os dias!
Vou te confessar que eu penso nisso todos os dias… E há 6 anos eu faço a escolha de correr o risco de cair ou fracassar… Felizmente, há 6 anos eu tenho avançado! É uma questão de escolha e de decisão, e “tá” tudo bem!
Normalizar as dificuldades no processo de crescimento e avanço não é pessimismo, é ter a consciência de que para todo mundo o processo de crescimento é uma CONSTRUÇÃO e que para você não será diferente… É ter a consciência de que é necessário se preparar e se fortalecer para os momentos difíceis; de que é necessário aprender a treinar a mente a focar nas soluções e nas possibilidades de avanços, ao invés de tão somente nos problemas.
Quer fazer o seu negócio crescer? Então entenda que PARA TER UM CNPJ DE SUCESSO É NECESSÁRIO TER UM CPF RESILIENTE por trás do negócio!
Bom, mas agora que você já sabe que é a pessoa responsável pelo crescimento da sua empresa, vou deixar aqui 4 ações para você conseguir passar pelos momentos de dificuldade com mais leveza e transformá-los em oportunidades de crescimento:
Recomendados pelo LinkedIn
1 - PLANEJAMENTO DE METAS: construa metas profissionais e pessoais. A prosperidade vem do entendimento de que as metas pessoais devem prevalecer sobre as metas profissionais. Por exemplo: se a meta da sua empresa é obter o faturamento de 500 mil reais no ano, o que o lucro derivado deste faturamento trará de benefício para a sua vida pessoal ou para a vida da sua família? A troca de um carro? Uma viagem em família? Você deve entender que a busca desse objetivo trará felicidade e realização não somente para você, mas também para as pessoas importantes ao seu redor!
2- ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE DOS NÚMEROS: crie métricas para avaliar os números e o desenvolvimento da sua empresa. Mas atenção, nem sempre o número importante é apenas o faturamento… O número de novos clientes e o número dos produtos/serviços mais vendidos podem dizer muito sobre como a sua empresa está crescendo e sobre as estratégias que precisam ser alteradas ou as estratégias que precisam ser reforçadas. Negócio que não cresce de forma estratégica tende a ter dificuldades de crescimento no longo prazo.
3- INVESTIMENTO NO SEU DESENVOLVIMENTO: para que seu negócio cresça de forma saudável, é indispensável que você invista no seu desenvolvimento. Aprender a olhar para si mesmo e entender as suas necessidades, aprender a se reconhecer dentro da construção do negócio e aprender a trabalhar seus pontos fortes são ações que podem fazer a sua empresa dar um grande salto. Minha pergunta é: quais são os seus 5 pontos fortes? Se você não conhece, é importante que você comece a pensar sobre isso!
4- INSERÇÃO EM GRUPOS QUE TE AJUDEM A ENXERGAR NOVAS POSSIBILIDADES: se você quer realmente crescer, então busque estar inserido em grupos de trabalho (como mentorias e Mastermind) que te ajudem a abrir a sua visão, que te ajudem a continuar em desenvolvimento e a “pensar fora da caixa”. O fato de você estar com pessoas que já percorreram o caminho que você está trilhando – e que são de áreas diferentes da sua – pode ser algo muito bom para você. Entre os benefícios trazidos pela convivência com tais pessoas estão, por exemplo, a descoberta de soluções mais criativas, de inovações a serem empregadas no seu negócio e, assim, a construção de novas possibilidades de rendimento!
Os momentos de crise, choro e desespero podem bater em qualquer porta, especialmente quando nos deparamos com desafios que ainda não havíamos enfrentado. Entretanto, quando se tem domínio e clareza dos passos que estão sendo dados e do que está sendo construído, as coisas ficam mais leves.
Então bora lá colocar as ações em prática e construir crescimento ainda em 2024?
Vamos começar a construir o seu ambiente de crescimento?
Se você sente que é hora de você dar um foco diferenciado no seu crescimento profissional e no crescimento da sua empresa, não espere mais! Tenho falado muito que 2024 é ano de crescimento e o seu crescimento só depende da decisão de começar…
No dia 28/09/2024 estarei em São Paulo na Imersão Reconstrua Experience, um dia inteiro dedicado a ajudar profissionais e empresários a construirem prosperidade e qualidade de vida. Uma imersão prática com foco em organização, planejamento e desenvolvimento dos pilares da Alta Perfomance.
Para entender como será nosso dia e manifestar seu interesse em estar no grupo seleto da sala, me chame neste link que eu terei o maior prazer em falar com você https://wa.me/5532999415805?text=Quero%20mais%20informa%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20o%20Reconstrua%20Experience
Estou esperando por você!
Patrícia Paulino - Empresária, Mentora de Negócios e de Alta Perfomance e Formadora de Mentores.
www.patriciapaulino.com