Vale a pena gastar dinheiro com qualidade de software?

Vale a pena gastar dinheiro com qualidade de software?

Na engenharia de software existe uma vantagem em relação às outras engenharias: a possibilidade de fazer correções depois que o projeto já está pronto. Na engenharia civil, por exemplo, não é possível mudar uma coluna de sustentação quando as pessoas já estão utilizando o prédio, em um software é possível fazer mudanças estruturais e isso é muito comum. Então, pelas possibilidades e facilidades que um software permite, muitas vezes não são aplicados testes para manter a qualidade ou não é feita da melhor forma.

Uma pesquisa feita, em 2012, pela Universidade de Cambridge, mostrou que o custo de correção de um software era de $156 bilhões de dólares neste ano (Tom Britton, 2012), equivalente a ⅛ do custo global de desenvolvimento, que no ano de 2012 foi de aproximadamente $1.25 trilhão de dólares. Ainda nessa pesquisa, foi relatado que a pessoa programadora gastou 25% do tempo de trabalho buscando e resolvendo bugs. Se atualizarmos esse valor para uma estimativa que a Gartner fez em 2021, onde o custo naquele ano seria de $4 trilhões de dólares, podemos usar essa mesma proporção do Tom Britton e estimarmos que o custo de correção de software no ano de 2021 seria de $500 bilhões de dólares.

Esse valor levou em conta somente o salário da pessoa desenvolvedora que gastou seu tempo para fazer a correção, mas não levou em conta o impacto financeiro que a empresa teve com esse bug. Em 2020 a Consortium for Information & Software Quality™ (CISQ™) fez um relatório mostrando o impacto da má qualidade de software em empresas de língua inglesa (EUA, Reino Unido e Austrália), o impacto nessas empresas foi de $2.08 trilhões de dólares e contando ainda com um débito técnico de $1.31 trilhões para o futuro.

Segundo a CISQ, o software está crescendo cada vez mais rápido e está nos ajudando em nossas vidas, as transformações digitais nas empresas estão cada vez mais frequentes e todas elas estão buscando sempre inovar em seus produtos digitais. O resultado ideal é um equilíbrio entre entregar valor cada vez mais rápido para os seus clientes sem sacrificar a qualidade, mas na prática não é isso que está acontecendo e a qualidade não é o objetivo principal do projeto.

Além do prejuízo do tempo das pessoas desenvolvedoras que estão corrigindo erros ao invés de desenvolver novas funcionalidades e também o prejuízo de mercado das empresas, existem alguns impactos que são imensuráveis como as vidas humanas. A empresa Multidate fez um software para operar aparelhos de radiação, o mesmo apresentava um erro em seu código que calculou errado a dosagem de radiação para os pacientes, verificou-se que algumas vezes era enviado o dobro da dosagem correta. Esse erro ocasionou a morte de 5 pessoas, segundo a “Atomic Energy Agency” (IAEA), causando envenenamento por radiação e mais outros 15 pacientes correm o risco de desenvolver complicações sérias por radiação. Além disso, 21 pacientes morreram após o tratamento, mas ainda não é certo se teve ligação direta com a falha.

Então, acredito que contra fatos e dados não há argumentos, logo abaixo tem os links de onde eu tirei todas essas informações. Agora com todas essas informações eu te pergunto: Vale a pena gastar dinheiro com qualidade de software?



  • O que achou? Deixa um comentário aqui!
  • Esse artigo te lembrou de alguém? Compartilha então com essa pessoa ;)



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos