Valores do Cooperativismo
Você já deve ter ouvido falar na expressão de gerar valor no Cooperativismo.
Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o que isso significa.
No artigo anterior que retratava o Cooperativismo, falamos de como surgiu, porque surgiu, como se sustentou todos esses anos e qual a sua representatividade no desenvolvimento econômico e social.
As Cooperativas tem uma personalidade diferenciada ao se adaptarem na região aonde estão inseridas.
Então, significa dizer que ao ir em uma Cooperativa do Sul do Brasil, elas terão em seu portfólio, soluções financeiras distintas do que ao se dirigir em uma Cooperativa do Norte do país, mesmo sendo do mesmo sistema.
Essa segregação, permite as Cooperativas atuarem para e com a comunidade aonde está localizada. Consequentemente, atendendo e complementando esses atendimentos de forma segmentada, próxima e humanizada.
Outros valores presentes no Cooperativismo são a importância e comprometimento no desenvolvimento econômico e social da área de atuação. Entender para atender, gestão democrática, distribuição de resultados de cada exercício e educação financeira.
Já diz os princípios do Cooperativismo denominados por: adesão voluntária e livre, controle democrático, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.
O cooperativismo se propõe a seguir os princípios e as diretrizes/valores que acreditam a fim de nortear o trabalho executado e a gestão financeira de seus associados.
Além de constar na missão, visão e valores da Cooperativa, esses direcionadores estão dispostos no estatuto social, aonde detém informações importantes a respeito do modo de operação da mesma.
Consultor CVM|Profissional do Mercado Financeiro| Especialista em Investimentos CEA|CGA|CFP®
3 aÓtimo texto. As cooperativas respeitam e auxiliam as regiões conforme suas vocações econômicas.