VAMOS ENTENDER ESSE TAL DE AUTOCUIDADO?
Primeiro vamos pensar se você tem praticado ações de autocuidado ultimamente...
Autocuidado não é tão simplório como tem sido falado. Não é algo superficial e momentâneo como muitos acreditam ser. Nem sempre fazendo o que vem na cabeça como autocuidado estamos nos cuidado de fato.
Você pode analisar se suas atitudes são mesmo de autocuidado: observe se as coisas que você faz quando precisa dar atenção a si mesmo reflete um cuidado ou uma fuga de outras questões. Autocuidado é quando você faz algo por si que te gera benefícios, não só a curto prazo para a médio prazo também.
Estar no momento presente é uma das premissas do autocuidado dentro da Psicologia e também de outras correntes relacionadas a autoconhecimento. Estar no presente, conectado com você mesmo está mais relacionado com saborear uma deliciosa pizza aos poucos sentindo aquela explosão de sabores, do que comer uma pizza inteira e se sentir super mal depois. Mais relacionado com ver um filme/série que te motiva e te enche de energia em direção a algo do que passar o dia inteiro maratonando série sem se alimentar bem nem interagir com as pessoas da sua casa (nada contra os entretenimentos, mas sempre refletir sobre até que ponto aquilo realmente te gera benefícios).
Existem algumas orientações sobre maneiras de atingir esse cuidado consigo, inclusive formas não verbais, como: aprender a dizer não, se valorizar, se acolher, aceitar o inevitável, respeitar seus limites... Assim com comportamentos públicos e verificáveis como praticar uma atividade física que você gosta e que te dê prazer, fazer terapia, separar um tempo para si mesmo, escutar o próprio corpo, meditar, estar perto da natureza, ler um livro, tomar um banho demorado. Muita coisa não é? Para alguns isso super funciona, mas para outros não. Então, busque se conhecer e entender o que de fato te gera sensação de bem estar e prazer sem prejudicar seus projetos e sem ser desculpa para não fazer o que precisa ser feito. E para todas as opções de autocuidado o ESTAR NO MOMENTO PRESENTE sempre será o centro desse movimento. Conectar-se exige presença.
"Sendo assim, o autocuidado emerge com uma função regulatória, a qual possibilita aos indivíduos desempenharem um papel, de maneira autônoma, que promovam ações direcionadas à preservação da vida, da saúde, da evolução e do bem-estar. Sujeitos acometidos de doenças crônicas relatam que o autocuidado é um processo de transformação no que tange aos sentimentos relacionados a eles próprios e também na retomada de um sentido para suas vidas, fornecendo um motivo para caminhar em direção ao futuro". (Galvão & Janeiro, 2013).
Todo mundo precisa se autocuidar e promover essa cultura, em vários ambientes, seja em nossas residências ou em nossos trabalhos. Esse tipo de atitude para consigo favorece a nossa saúde física e mental e os benefícios são visivelmente reconhecidos.
Me diz qual tipo de comportamento de autocuidado funciona para você.
Christe Moura Gondim - Formara em Contabilidade, Especialista em Gestão e Liderança de Pessoas e graduanda em Psicologia.
Beijo e até a próxima!
Estratégia de Marca e Design
4 aEstou amando sua colocação sobre diversos assuntos. Parabéns pelo ótimo conteúdo amiga.
Assistente de RH | Gente e Gestão | Administração de Pessoal | Atração e Seleção | Onboarding
4 aReflexão maravilhosa. Estou aprendendo aos poucos a praticar o autocuidado e a cada dia vejo o quanto ele é importante, texto esclarecedor. Obrigada Christie! 👏👏
Advogado na Advogado
4 aGostei muito da reflexão! Eu, nesse exato momentinho, to precisando praticar o autocuidado... A gente vai acumulando tantas preocupações e tensões que esquece que também precisamos de um espaço mental de paz e carinho. Grata por esse lembrete tão necessário! :)
Psicopedagoga e Alfabetizadora
4 aReflexão necessária! Muito bem colocada a consideração de que, apesar de alguns padrões, essa descoberta é individual, cada um deve reconhecer o que facilita essa conexão. Durante o isolamento social tenho gostado de sentir o calor do sol da manhã e brincar com meus filhos. Eles me convidam ao momento presente incansávelmente! Rsrs