Vamos entender um pouco a linguagem do nosso corpo?

Vamos entender um pouco a linguagem do nosso corpo?

O corpo fala com transparência para quem consegue perceber, ver e entender. Revela a forma de ser de cada um diante do mundo.

É um centro de informações e expressa todas as nossas emoções traduzindo a comunicação psicossomática inconsciente. Da cabeça aos pés cada parte tem uma linguagem a ser entendida, desejos inconscientes que também existem e fazem com que o cérebro impulsione energia para mover ou imobilizar partes do corpo. Diferentes sentimentos para diferentes movimentos.

Vamos despertar para o corpo, sua estrutura e postura.  Olhar para ele e perceber o que é revelado, pois, ele traduz 93% da comunicação diária não verbal através de gestos, movimentos, postura, expressões e intensidade de voz. Daí a importância de fazer atenção ao que sentimos em relação a cada órgão, articulação, movimento da energia e da respiração.

Os gestos e as expressões esclarecem muito mais do que as palavras e podemos dizer que a referência da comunicação interpessoal está mais no como falamos do que o que falamos.

Vamos percorrer um pouco sobre elementos que vão contribuir para o aprendizado de uma leitura corporal assertiva assim como a decodificação da incoerência percebida quando uma pessoa fala algo e o corpo diz outro.

Seguem alguns exemplos para o aprendizado da linguagem corporal:

Quando sentimos alegria e prazer

O brilho e a abertura dos olhos aumentam, a tonalidade da pele fica mais rubra, os cantos da boca mais firmes e erguidos, lábios mais espessos e o sorriso é delineado nos lábios.

Quando sentimos medo

As pupilas dilatam, a testa, pescoço e mãos transpiram, e algumas pessoas, também apertam o lábio inferior com os dentes, o tom da pele fica embaçado, o piscar de olhos aumenta a frequência e as costas curvam para frente.

Quando sentimos raiva

O lábio inferior torna-se mais fino, o rosto ganha um tom mais rubro, as linhas da testa franzem, os orifícios do nariz abrem, a abertura dos olhos diminui.

E como ficam as nossas mãos, braços, pernas e pés nas situações do dia a dia?

As mãos falam muito. Podemos conhecer uma pessoa através do aperto de mãos. Quando estamos bem nossas mãos destacam a comunicação de forma descontraída. Quando estamos ansiosos elas soam e movimentam-se de forma contraída. 

Os braços ajudam as mãos a expressarem. Quando cruzam podem significar reflexão sobre o que está sendo dito e ou insegurança, defesa e autoproteção naquele momento.

As pernas simbolizam como caminhamos na vida. Saltitamos quando estamos entusiasmados. Quando conversamos com alguém que desconhecemos, a forma aprendida desde criança, é sentarmos com as pernas cruzadas e de lado. Conforme a conversa vai se tornando interessante, vamos relaxando e pode haver a sincronização de movimentos.  Inclinamos a parte superior do corpo para frente e com as pernas abertas apoiamos cotovelos e braços.

Quando não relaxamos, reclinamos a parte superior do corpo, para trás e de lado, e por vezes, é acompanhada pelo cruzar de pernas e caso não haja concordância sobre o tema movimentamos um dos lados do ombro.

Os pés significam a base, fio terra, segurança e muitos esquecem de observá-los. Pés apontando para cima mostram boa disposição e sentimentos positivos. Falando na ponta dos pés nervosismo e ou mentira. Pés paralelos denotam segurança e pés abertos na posição “dez para duas” denunciam conflito diante de uma situação. Quando a pessoa começa a sacudir os pés mostra que está entrando em fuga. Neste caso é adequado pararmos a conversa.

A linguagem corporal mostra o que realmente as pessoas estão sentindo, por isso é importante aprender a reconhecer os gestos e as expressões que compreendem aspectos conscientes e inconscientes.

Colocar atenção em todos os movimentos, perceber o que está sendo revelado pelo corpo é uma ótima forma para obtermos êxito na comunicação, nas relações interpessoais e nas conquistas daquilo que desejamos!


Um grande abraço a todos!


Elisabeth Stiebler



Luís César Menezes

Diretor de Projetos, Sintese Consultoria and Management Consulting Consultant

7 a

Excelente, Elisabeth Stiebler! Parabéns pelo artigo.

Cláudia Godoy

Consultant l SaaS l Sales l Operations l CSM l CX l Account Management l Onboarding l Hospitality l Turism l Travel l Wellness l Communication l Teamwork l Leadership l Remote l Athlete

7 a

Excelente artigo! Segui sua orientação e li um livro a respeito. Esse conhecimento me trouxe nova luz sobre a movimentação corporal e o considero um aspecto muito importante para o bom desempenho profissional, dos dois lados!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos