Vamos estudar a campanha do Bolsonaro por um bom tempo

Vamos estudar a campanha do Bolsonaro por um bom tempo

Para começar esse artigo, é bem importante deixar claro que não se trata de visão ou opinião política, vou deixar isso bem de lado e focar na parte de comunicação e marketing, as quais tenho mais propriedade para falar.

Bolsonaro acaba de ser eleito presidente do Brasil, algo que a um tempo atrás muita gente pensava ser impossível, como disse ali, não vamos entrar no merito das suas propostas, mas na sua campanha, desde o inicio tinha-se uma dúvida muito grande de sua campanha iria pegar pelo tempo de TV que tinha, eram 7 segundos, contra tempos bem maiores de outros candidados, mesmo com as primeiras pesquisas mostrando Bolsonaro na liderança, muita gente defendia que quando a propaganda de tv estivesse no ar, ele perderia folego... bom... foi ao contrário.

Muitos profissionais estão batendo muito de que Bolsonaro venceu sem aparecer na TV, o que não é verdade... sim... o tempo de propaganda dele era muito pequeno e era muito mau usado, mas ele tinha uma presença muito forte na TV... de muito tempo.... lá desde a época do CQC, seu nome é muito batido nos jornais desde lá e tem uma presença forte nos noticiários.

Não podemos ignorar o caso do atentado, foi algo que trouxe seu nome a tona de uma maneira muito forte e quem ainda não o conhecia foi buscar informações sobre ele, deixou seu nome em evidencia e foi um momento onde sua campanha foi alavancada para uma arrancada que quase fez com que ele ganahasse no primeiro turno.

Paralelo a isso, ele se fortaleceu muito nas midias digitais, principalmente no Facebook,

Ele conseguiu pegar toda essa cobertura da TV e passar para suas mídias próprias. Uma estratégia que foi muito forte durante a campanha foram as lives, que é algo simples mas que dá muito resultado... eu sempre pensei, se fosse politico eu entraria ao vivo todo dia, é o que o eleitor quer.

Mas o forte mesmo da sua campanha foram os grupos e a militancia, ele veio em uma crescente de publico muito forte e sólida, que foi contruindo desde 2014 e chegou com tudo em 2018, quando começaram a preparar suas campanhas, ele já tinha algo muito mais forte em sua mão, esses grupos propagavam suas campanhas e diceminavam suas ideias de uma maneira muito mais forte do que qualquer tipo de mídia.

Uma pergunta... você viu alguem no sinaleiro com uma bandeira do Bolsonaro? não viu né.... sua campanha foi contruida de uma outra maneira.

Como publicitário, é obvio analisar que sua campanha grafica era ruim, seus vídeos mau feitos, mas politica fogue de tudo isso e precisa mesmo, tem algo por trás muito além da propaganda, essa eleição mostrou isso, não vejo como se fosse uma vitória da internet sobre a TV, é a mostra de que existem coisas mais importantes que mídia.

Assim como até hoje, estudamos a campanha do Lula em 2002 e as mudanças feitas para transformar o Lula, que era um radical no cara que foi eleito presidente da república, vamos estudar essa campanha do Bolsonaro em 2018, tem ainda muita coisa para estudar e entender.


Muito bom o texto Christopher.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos