Vamos falar de Inovação Aberta?
O que é inovação aberta?
A inovação aberta tem o papel de acelerar o processo de inovação dentro das organizações, uma vez que é expandido os limites das companhias tornando acessível e didático os recursos e ideias internas com colaboradores externos.
A ideia é justamente abrir o conceito de inovação de forma que haja colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços. Por este motivo há uma quebra de paradigma das empresas, já que na inovação fechada essas pesquisas sempre foram guardadas a sete chaves como um grande segredo industrial.
Na inovação aberta, parte do processo pode ser absorver recursos externos aumentando a eficiência do processo de inovação como são os casos de parcerias com startups. Nesse caso, a utilização de recursos tecnológicos ou de ideias inovadoras são muito comuns no mercado, gerando a compra ou incorporação de tecnologias criadas por terceiros, agilizando e deixando o processo de inovação mais eficiente nas grandes empresas.
Quais são os benefícios da inovação aberta?
A inovação aberta traz diversos benefícios para as empresas
Recomendados pelo LinkedIn
Quais são os tipos de inovação aberta?
1. Inovação aberta de entrada
A inovação aberta de entrada é quando acontece o mapeamento de empresas, tecnologias e ideias que podem ser uma oportunidade de solução de um problema interno de um produto ou serviço ou até mesmo uma nova oportunidade de produto para ser lançado no mercado.
2. Inovação aberta de saída
Já a inovação aberta de saída, a elaboração de ideias e geração de oportunidades acontece exclusivamente no ambiente interno da empresa. Só após essa etapa que acontece o mapeamento de parceiros externos para validar o projeto.