VAMOS FALAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL ?

VAMOS FALAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL ?

Oque é, como tratar, você sabe o que é Manutenção Preventiva, Manutenção Preditiva?? Hoje vamos conversar um pouco mais sobre um tema que muitos nem imaginam o quanto pode gerar economia para a empresa quando executado de forma correta.

O primeiro ponto a ser abordado é a relação MANUTENÇÃO CORRETIVA x MANUTENÇÃO PREVENTIVA... "Apagando Incêndios"

Totalmente contrária à manutenção corretiva, a manutenção preventiva visa evitar o aparecimento de qualquer tipo de falha, ou seja, prevenir as quebras. Essa prática não consiste em realizar consertos como no caso das intervenções corretivas, mas sim de evitá-los ao máximo. Em alguns setores, como na aviação, informática e softwares de controle, esse tipo de manutenção é imprescindível, pois garante o funcionamento dos equipamentos, a confiabilidade e sua segurança.

Nas últimas décadas, essa prática de manutenção ganhou espaço em todo o mundo, mostrando-se eficaz e garantindo a disponibilidade de máquinas e equipamentos. Você tem algumas dúvidas sobre isso? Não se preocupe! No post de hoje vamos mostrar o objetivo e a importância da manutenção preventiva de equipamentos. ( fonte: brasão Sistemas ).

FALANDO UM POUCO SOBRE MANUTENÇÃO PREDIAL

MANUTENÇÃO PREDIAL: COMO GERENCIAR SEUS CUSTOS?

Empresas e edificações que investem em manutenção predial, são organizações profissionalizadas que buscam um desempenho de excelência e adequação às normas que estabelecem requisitos para a gestão de um sistema de manutenção eficiente.

Todas as empresas e edificações dependem da disponibilidade e produtividade de seus equipamentos para se manterem competitivas, rentáveis e viáveis para seus proprietários e ocupantes. A gestão da manutenção predial é fundamental para alcançar o desempenho correto na busca por um ambiente produtivo, preservando os ativos do patrimônio e o bom relacionamento com os clientes, ou pessoas que ocupam os espaços do prédio em seu cotidiano.

Desenvolver o plano anual de manutenção de forma estratégica e eficaz, pode impactar em redução de custos, melhor retorno no investimento em tecnologia de produção e na garantia de qualidade dos serviços prestados, além de aumentar a confiança da equipe e de clientes na estrutura da qual dispõem, promovendo uma boa gestão do clima.

COMO FUNCIONA A MANUTENÇÃO PREDIAL?

A manutenção predial deve ser realizada ao longo da vida total da edificação. Trata-se de uma atividade essencial no ciclo de vida dos sistemas, que combina atividades de conservação e reposição de ferramentas e equipamentos com a busca por melhorias.

Estão inclusos também no serviço de manutenção predial o apoio técnico e a integração com fornecedores qualificados nas diversas áreas de serviços, peças, materiais entre outros; e a normatização de procedimentos de acordo com a NBR5674: 2012.

Trata-se de uma atividade que exige uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos de gestão técnicas, administrativas e econômicas, que busque a consolidação de uma estrutura que ofereça disponibilidade elevada a baixo custo.


EM QUE MOMENTO E COM QUAL FREQUÊNCIA DEVE OCORRER A MANUTENÇÃO PREDIAL?

O plano de manutenção deve ser elaborado anualmente, projetando os custos com manutenção dos equipamentos previamente e programando as paradas de forma estratégica para otimizar os custo e interferir minimamente na produtividade.

Considerando a forma e o objetivo de cada gestão, a manutenção predial pode ser categorizada em seis tipos que podem ser pensados de forma complementar:

  1. Manutenção Corretiva ou Reativa: o foco está em fazer trocas e correções nos equipamento que apresentam falhas já identificadas.
  2. Manutenção Preventiva: aplicada com o propósito de prevenir e evitar a ocorrência de falhas no sistema, mediante um planejamento feito de acordo com o ciclo de manutenção indicado nos manuais de cada equipamento.
  3. Manutenção Preditiva: busca a prevenção ou antecipação da falha, monitorando indicadores que sinalizam quando há um problema iminente que deve ser corrigido.
  4. Manutenção Detectiva: atua em um processo de revisão, identificando falhas que já tenham ocorrido, mas que não foram percebidas e corrigidas.
  5. Manutenção Produtiva: focada em aperfeiçoamentos para garantir a melhor utilização e maior produtividade dos equipamentos.
  6. Manutenção Proativa ou Evolutiva: utiliza a experiência da gestão para aperfeiçoar o processo e o projeto de novos equipamentos, numa atitude proativa de melhoria contínua.

EM BREVE MAIS

Andrea Ferrari

Arquiteta e Urbanista | Gerenciamento e Coordenação de Projetos | COMPATIBILIZAÇÃO | AUTOCAD | PROMOB | REVIT | BIM | LEGALIZAÇÃO

3 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Biancarde Moura

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos