Vamos falar de Pixel Art

Vamos falar de Pixel Art

 

Pixel arte é o estilo de arte mais usado nos jogos independentes da atualidade, por sua beleza e simplicidade, mas não se enganem: Ele não é tão simples de se fazer! Existem algumas regras e maneiras certas de se fazer algumas coisas em pixel art principalmente quando se usa em jogos.

Imagem do jogo Pac - Man

De onde nasceu?

Por conta da limitação dos computadores e consoles de antigamente os jogos tinham que ser feitos com a menor resolução possível, economizando memoria e até mesmo o numero de cores em tela.

“Caixa marrom” apelido do primeiro console comercializado

Durante um bom tempo a sprite como conhecemos hoje em dia ainda não havia sido inventada, pois a forma que ela era renderizada pelas maquinas era diferente, ela era renderizada junto do fundo do jogo, assim limitando muito o numero de cores em tela.

Mais tarde a Nintendo inventou uma forma de renderizar a sprite de forma separada do fundo do jogo, com isso muita coisa mudou, pois agora os computadores podiam interpretar de forma separada a arte do jogo.

Imagem da evolução da sprites do mario, personagem feito pela Nintendo

A partir dai fazer jogos pixelados se tornou “mais fácil” e bem mais leve, e por podermos usar mais cores começaram a ser inventadas técnicas que ajudavam a tornar aquela arte a mais real possível.

Anos se passaram, muitos jogos usaram esta forma de fazer arte, e cada vez melhorando ela deixando mais bonita e colorida, além de real. Hoje em dia ela é usada para causar um sentimento de nostalgia ou por pura vontade do artista da equipe.

Imagem do jogo Owlboy

Por onde começar?

Como dito acima agora existem varias técnicas e regras para ajudar no desenvolvimento da sua arte em pixel arte.
Como em qualquer arte o importante é ser um bom observador, afinal você vai estar tentando imitar o mundo a sua volta, nada melhor que observá-lo, desde cores até forma de se comportar.

Imagem do filme “Meu Amigo Totoro” do estudio Ghibli feita em pixel art.

Então o importante é procurar referencias, e já dar uma olhada em alguns artistas de pixel art que já trabalham com este estilo a um bom tempo e obviamente treinar o máximo possível.

Matéria publicada por mim originalmente em: supergeeks.blog

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos