Vamos falar de Planejamento?

Estamos todos sonhando com o fim do isolamento social, com a vida voltando ao normal, ou ao “novo normal”, não importa. Agosto está chegando e é natural que agente esteja planejando a vida pós-pandemia. Já estamos falando em 2021 e as empresas começam seus planejamentos para o novo ano.

O fantástico de tudo isso que estamos vivendo (tudo na vida tem seu lado positivo) é que, estamos tendo uma oportunidade de ser menos mecânicos, de agir de forma automatizada. Estamos tendo uma oportunidade para pensar no que o futuro nos reserva, qual o seu propósito, sua missão, quais são seus objetivos, que mudança fará e como irá viver quando tudo isso acabar.

A verdade é que, temos a vontade de que tudo volte, ao menos, próximo da realidade vivida até fevereiro de 2020. Esse desejo se canalizado de forma positiva e não melancolicamente, pode ser a válvula impulsionadora de projetos, mudanças, reviravoltas e criações que podem ou não vir a ser concretizados. O que todos nós aprendemos certamente nesse período é que não vamos deixar mais nada para depois, vamos aproveitar ao máximo o presente, pois agora temos uma noção do quanto ele pode mudar, assim de repente, da noite para o dia.

Seja por considerações filosóficas, psicanalistas ou literárias, certo é que o planejar, o sonhar, o desejar e o fazer encontram-se nos fundamentos da própria criação do homem - “Penso, logo existo” nos ensinou o filosofo Descartes e é o que nos diferencia dos animais. Criar, ter planos, imaginar e evoluir faz parte de nossa natureza. Se vai executar neste momento que estamos planejando, agora nãoimporta, pensar o que fazer já é um passo, uma etapa do planejamento, da renovação para o futuro que nos espera.

O ato de planejar está associado à organização de uma determinada ação, é um momento de reflexão sobre ações do passado e de tomada de decisões sobre as estratégias e táticas que serão utilizadas para ações do futuro. Se desejamos alcançar um objetivo de forma rápida e eficiente, o melhor recurso é planejar. Assim se obtém mais clareza e visão para a tomada de decisão. Estabeleça metas e trace um plano de ação. Coloque tudo isso no papel. Ao escrever organizamos nossa mente e ficará mais fácil, futuramente, para checar o que já fez e o que ainda precisa ser feito para alcançar o seu objetivo.

Planejar é uma declaração do ser humano: é um ato de pensar sobre um possível e viável fazer. E quando o homem pensa o seu “que fazer” o planejamento se justifica por si mesmo. A história do homem é um reflexo do seu pensar sobre o presente, passado e futuro. O homem pensa sobre o que fez; o que deixou de fazer; sobre o que está fazendo e o que pretende fazer. 

É hora de planejar. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos