Vamos falar de testes de software?
Sempre gosto de falar deste assunto, teste nada mais é que uma das partes mais importantes do desenvolvimento de software, por isso escrevi um post no meu blog caso queira ver é só clicar aqui e resolvi compartilha-lo aqui também....
Primeiramente por que testamos nossas aplicações? Muitas respostas seriam: Para certificar que está correto e funcionando.
É uma resposta valida, pois sim testamos para ver se está tudo ok, mas já pensou um pouco mais sobre o assunto?
Quando testamos não estamos avaliando a qualidade da nossa aplicação também?
Não estamos nos certificando que aquilo que foi proposto está condizente?
Então não testamos apenas para ver se está funcionando e sim para entregar um produto com maior qualidade para o nosso cliente e que realmente esteja agregando valor ao dia-a-dia dos usuários de nossos aplicativos.
Ai quando pergunto nas minhas palestras se os desenvolvedores testam suas aplicações muitos me respondem assim: Depois que termino eu testo o que eu fiz e boa pois tem time de QA para isso ou simplesmente falam dou uma “testadinha” e libero para homologação ou muitas vezes direto para produção, pois não tenho tempo para testar.
Vocês acham que isso está certo? Eu considero que não, pois agindo desta forma não estamos certificando que o que desenvolvemos está realmente sendo entregue com a qualidade que o cliente/usuário está esperando.
A responsabilidade da qualidade das aplicações desenvolvidas e de seus códigos são inteiramente do(s) desenvolvedor(es) que o fez.
Certo, não tiro a responsabilidade do QA/Tester de avaliar e fazer seus próprios testes na aplicação depois de ser acionado, mas se o desenvolvedor não tiver esta preocupação não vamos parar de ter os conflitos que sempre tivemos de o desenvolvedor entrega a aplicação e o QA devolve com um monte de bug dizendo que o desenvolvedor não testou antes de entregar. E ter isso até hoje com o monte de recursos que temos é ridículo.
Hoje ouvimos muito falar de Devops, CI/CD, ALM, Agile, TDD, BDD e muito mais, porem sabemos que não são todas as empresas que realmente utilizam tudo isso ou parte disso que seja, a grande maioria ainda segue nos modelos mais antigos e assim como esta sopa de letrinhas que citei acima, a grande maioria dos desenvolvedores não escrevem uma linha sequer de código de testes de unidade (Unit Test) quando estão fazendo suas aplicações.
E isso é um dos grandes causadores de códigos ruins e aplicações com auto número de bugs. Quando digo códigos ruins não quero desmerecer quem escreve código sem testes, mas quando se pratica um TDD por exemplo, você acaba melhorando como escrever seu código e deixando a sua aplicação muito mais limpa em questão de código e responsabilidades de cada método e classe da sua aplicação.
Como costumo falar não sou dono da verdade muito menos expert no assunto, posso dizer que sou mais um curioso que não para de estudar e buscar escrever um código mais limpo e claro, para os próximos que vieram dar manutenção nas aplicações que já passei, mas na minha opinião TODOS os desenvolvedores devem aprender escrever testes, desde testes de unidade até testes de aceitação/performance etc…
Como falei no começo do post este texto foi mais para levantar a discussão, quantos testes eu escrevo por dia? Dei meus check-ins/commities após me certificar que tudo o que fiz não vai afetar nenhuma outra parte da aplicação? Tudo o que fiz está de acordo com o pedido e com a qualidade esperada?
Pensei nisso, discuta com seu amigo do lado, fale com a galera do time de QA, comenta aqui no post, me chama no twitter/facebook/linkedin/Whatsapp/Slack, anywhere. Vamos bater um papo legal sobre o assunto pois assim teremos mais vontade de fazer aplicações melhores.
Ninguém consegue fazer as coisas sozinhos sempre precisamos do amigo do lado ou do cara da infra ou do tester, na maioria das vezes os gerentes falam que é caro colocar testes no projeto visto que tem um time de QA para isso, porém o mesmo não pensa que se colocarmos nossos testes de unidades no dia-a-dia entregaremos mais qualidade as nossas aplicações e o time de QA vai devolver muito menos bugs e vamos entregar nossos projetos muito mais rápido e com muito mais qualidade.
Começar a colocar testes no nosso dia-a-dia é uma mudança de paradigma e como qualquer mudança isso acaba doendo um pouco, mas isso logo passa e será visível o quanto isso ajuda.
Bom está aqui a minha provocação, vamos debater o assunto expor nossos medos e dores, dificuldades e duvidas, só assim conseguimos caminhar além do que já chegamos.
Deixo aqui uma promessa de começar a escrever mais sobre codificação de testes tanto de unidade como de aceitação para web, mobile e desktop e outros mais que com toda a certeza vou aprender.
É isso galera, por este post é só e espero ver os comentários ou as conversas em outros canais, fico à disposição de vocês para fazer um bate-papo sobre este assunto ou qualquer outro que queiram falar.
Abraços,