VAMOS FALAR SOBRE CRIATIVIDADE

VAMOS FALAR SOBRE CRIATIVIDADE

Quem nunca se viu com a criatividade bloqueada justamente na hora em que só precisava de ideias? Sim, ideias!

Quem pensa que a criatividade só está vinculada às áreas que envolvem design ou comunicação está enganado(a). Precisamos dela todos os dias para criar e inovar em nossos projetos pessoais, na empresa em que trabalhamos, gerenciamos ou até mesmo nos trabalhos acadêmicos, assim como também na busca de soluções.

A criatividade precisa ser trabalhada e incentivada diariamente. Achar que só precisamos de inspiração para ter boas ideias é um pensamento errôneo, já que a experiência e conhecimento precisam estar vinculados a ela. A junção da inspiração + experiências + conhecimento nos traz insights, ou seja, aquele momento criativo que você precisava, surge a partir de intuições, novos olhares e soluções repentinas.

 Não sei vocês, mas quando preciso desenvolver algum projeto e estou em busca de ideias e por um momento me vejo na falta delas, vou em busca de inspirações e depois as ideias começam a surgir. É a partir desse momento que preciso começar a estreitá-las, encontrar o caminho e tudo se encaixa. Isso acontece porque dentro dos projetos que desenvolvo já possuo um conhecimento específico e de maior interesse, o que facilita muito o processo: você consegue linkar melhor as coisas e tudo flui.


Existem diversas maneiras de como podem surgir ideias e nem sempre elas estão a ponto de serem executadas. Pode ser que você tenha que partir para leitura em sites, livros, mergulhar em imagens que te trarão inspirações, como também você pode estar embaixo do chuveiro e elas aparecerem como um número de sorte.

Já observaram como as ideias surgem no momento em que decidimos dormir? Você está lá na sua cama, tendo todas as possibilidades de descansar e iniciar um sono profundo, aí vem sua mente e começa a borbulhar informações. Nosso cérebro entende que no momento de repouso as informações que recebemos durante o dia precisam ser organizadas e consequentemente são empilhadas com as outras já guardadas na memória. Assim também surgem os sonhos.

Isso só comprova que momentos criativos podem surgir com mais frequência e melhor capacidade quanto mais diversidade de informações tivermos acesso. Agora, deixando um pouco da “linguagem formal”, vamos às dicas para evitar bloqueio de ideias, até porque, suas ideias não merecem ser desperdiçadas:

Crie seu baú de ideias para desenvolver a criatividade

As ideias, como no texto acima, se formam a partir de conhecimento, experiências e inspirações. Nosso cérebro cria um “baú de informações” que serve de suporte para o surgimento de futuras ideias. A próxima dica, aponta diversas possibilidades para conseguir criar o seu baú!

Tenha estímulos

Queira estar em ambientes que te instiguem a ter novas ideias e te motivem. Tenha estímulos diários, como ouvir uma boa música, observar imagens criativas, caminhar, conversar com pessoas, conectar-se com o meio ambiente, correr, ler, viajar, escrever, tocar instrumentos, estar perto da arte, conhecer novos lugares, se manter informado, fazer algo que você nunca fez antes e outras mil coisas que podem nos servir de estímulos diários.

Fuja de problemas alheios

Já ouviram falar que devemos dividir nossa energia somente com aqueles que nos acrescentam algo? Então, fuja de pessoas negativas que só te trazem problemas. Imagine só você acordar inspirado a ter novas ideias e então você encontra na rua aquela pessoa que, além de cansativa, te carrega de informações pesadas. Aquela inspiração e motivação de cinco minutos atrás já sofreram mudanças!

Respeite seu tempo

Nada acontece de imediato, as ideias precisam de amadurecimento e consequentemente se lapidam. Precisam de tempo para que possamos nos conectar com os registros de nossa mente, que são: o contato que temos com as pessoas, os ambientes que nos cercam, as experiências, os estímulos, etc.

Registre o que sua mente cria

Existem diversas maneiras de guardar suas ideias. Uma dica é ter um caderno para anotar todos os “insights” que tiver, até mesmo aqueles que você acha que não tem utilidade no momento. Já conheci pessoas que criaram novos projetos de sucesso acessando seus registros anotados em sketchbook “um livro com páginas em branco utilizado por artistas como parte do seu processo de desenvolvimento criativo.

A tradução literal seria “livro de esboço”; mas o que você precisa entender que é o mais importante em sua utilização é a possibilidade de aprimorar sua habilidade em registrar desenhos e anotações livres sem se preocupar muito com padrões (se vai ser rascunho, pintura, arte finalizada, etc). O seu formato vem como um simples espaço de registro de idéias para o desenvolvimento de sua criatividade, esta última precisa fluir sem estar presa a esquemas”. Para saber mais acesse:

E para finalizar, vou deixar aqui o vídeo “De onde vêm as boas ideias”, baseado na filosofia do escritor americano Thomas Edison obcecado pelo nascimento de ideias.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a inspirar novas ideias e estimular seu lado criativo bloqueado :)

Até a próxima!





Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos