Vamos falar sobre fracasso?

Vamos falar sobre fracasso?

Qual o primeiro sentimento que você tem ao constatar um fracasso seu, seja profissional ou pessoal? Angustia, preocupação, tensão? Provavelmente não seja algo muito “gostoso”, e é normal que você tenha sentido isso. Vivemos em uma sociedade em que repercutir o sucesso, faz parte de nossa cultura. Mas por que quase não falamos sobre os nossos fracassos?

Alguns dizem; “O fracasso serve como aprendizado”, “o fracasso pode ser o trampolim para o sucesso”, “sucesso e fracasso são caminhos distintos”. Recentemente refleti sobre este tipo de pressão em demonstrarmos somente bons resultados. Certo ou não, gostaria de compartilhar com vocês a conclusão pessoal que cheguei.

Acredito que sucesso e fracasso andam paralelamente, como se cada um estivesse em um trem em trilhos diferentes, mas lado a lado, como em uma corrida sem fim, alternando as posições de quem fica mais a frente.

Parece estranho dizer isso, mas é bom termos o sentimento de fracasso de vez em quando. Se você já sentiu isso, parabéns! Realmente faz diminuir um pouco a velocidade da locomotiva do sucesso, mas em contrapartida, nos dá um certo conforto ao compreender que arriscamos e que tentamos. E assim, com maior segurança, nos leva à posição dianteira do sucesso.

Mas o que pode tornar o fracasso menos doloroso?

Não estou aqui dizendo que não devemos nos importar com o fracasso, o que temos que fazer é constituir uma base forte ao longo de nossa jornada. Um repertório, um histórico positivo. A sua reputação, é reflexo do que você é somado ao que você construiu de imagem até o momento presente. Com uma base forte, as chances de um fracasso impactar em nossa corrida de trens podem ser minimizadas.

Acredite, o seu histórico pessoal e profissional potencializa o combustível do trem do sucesso. Entender que o fracasso é algo inerente a nós seres humanos, torna os sentimentos mais fáceis de serem administrados. Esta ressignificação permite fracassar e menos dolorosamente corrigir o rumo quando necessário. Portanto, não tenha receio em compartilhar os seus fracassos, podem servir de direcionamento para muitos.

Marcia Tondato

Docente PPGCOM-ESPM - líder GP-CNPq CiCO

5 a

Muito bom. Siga firme.

Marcia Tondato

Docente PPGCOM-ESPM - líder GP-CNPq CiCO

5 a

Posso comentar? O que é fracasso? Estar vivo, com todas as limitações e prosseguir já é sucesso. Acho que o segredo é mudar a perspectiva. Vamos falar sobre viver a vida?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos