Vamos falar um pouco da Mulher no Agronegócio?
Numa conversa gostosa no café da manhã de hoje, ouvi algo que é muito peculiar em uma mulher e um misto de elogios: são organizadas, conseguem desenvolver tarefas com agilidade, detalhistas, meticulosas e intensas em tudo o que faz. Porém, por muito tempo foi vista como o “sexo frágil”. Meu foco hoje é o papel da mulher nos negócios, deixando claro que não se trata de uma disputa com o poder masculino, mas uma breve analogia enaltecendo o brilho e crescimento que a mulher vem desenvolvendo nos últimos anos. Você pode dizer: uma mulher falando de mulheres? Claro, por qual motivo não deveria? Posso falar de mim e de muitas mulheres que são verdadeiras fontes de inspiração, garra e crescimento.
Mas vamos um pouco ao agronegócio. Sabemos que a história da presença da mulher no campo não é recente, todavia, sua participação em termos de qualificação, empregos com carteira assinada, oportunidades de trabalho e o surgimento de novas lideranças no setor, possui crescimento relevante nos dias atuais. No tocante a valorização feminina, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) criou um prêmio que enaltece a mulher e seu forte contexto no mundo agrobusiness.
Além do crescimento do agronegócio no contexto geral, e o mais importante e que não passa despercebido, é que ele corresponde a cerca de 23,6% do PIB brasileiro, o agro de hoje não é mais o da força física. O tempo e a tecnologia transformaram colheitadeiras, plantadeiras e outros implementos, em máquinas de altíssima precisão e, com essa disrupção, não é preciso músculos, mas sim estudo, e com isso consegue-se tirar delas a melhor performance e alcançar o melhor resultado.
A mulher tem demonstrado sua força através da busca constante de aprendizado e capacitação, na coesão no momento de agir, na troca de informações e o mais importante, na gana de crescer e mostrar seu valor seja onde for. As mulheres são verdadeiras fontes de comunicação, e por “falarem demais” (o que não contenho o riso ao escrever isso), são atentas e conseguem compartilhar informações que fortalecem ideias e opiniões, seu perfil de gestão é ancestral. A mulher é sensível, e sua empatia contribui para a equidade de gênero.
O segredo feminino está na dedicação intensa à sua carreira, pois tudo o que ela desenha, planeja, coloca a mão, tem um motivo, um objetivo, uma parada, mas posso afirmar, não é a parada final, pois a mulher é um ser em constante e inquieto crescimento.
Agrego valor às organizações através de Consultoria em Planejamento Estratégico, Finanças e Valuation.
4 aElas têm ocupado espaço tanto na operação quanto na direção. Várias mulheres hoje são as líderes de organizações do setor.