Vamos nos permitir? Erros x Autoperdão
Você já ter ouvido as famosas frases "É errando que se aprende", "ao menos eu tentei" e outras nessa mesma linha, em muitos momentos você também já deve tê-las usado.
Vamos falar um pouco sobre o que acontece conosco quando erramos...
"ERRAR", no dicionário significa "deixar de acertar", pra mim isso é bastante subjetivo, tanto quanto a frase "Ser ou não ser, eis a questão" ou "quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?". Diversas vezes quando erramos, podemos estar acertando, se nos encontramos nessa situação de erro ou acerto é por que nos permitimos fazer determinada ação e dela se resultou a reação, neste caso; errar ou acertar, mas atrás dessa situação também podemos enxergar atos de coragem, determinação, resiliência entre outros.
Neste momento você deve estar pensando, mas que texto de maluco é esse, afinal errar é bom, ruim? Então, normalmente o ser humano ele costuma criar verdades absolutas, uma delas, é que errar não é algo bom; é ruim, no entanto, muitas vezes você aprende muito mais com os seus erros do que com seus acertos, para toda regra, sempre existe uma exceção! Normalmente quando se fala em erro, você já percebeu que se remete a alguma situação de fracasso? Você já parou para pensar o que este sentimento causa em você?
O ato de errar, o fato de errar, a ação que causou o erro, deve ser calmamente analisada, explorada, digerida, estudada e perdoada, quando você olha com carinho pro seu erro, você cria uma janela de gentileza consigo mesmo, se você realizar essas etapas, em muitos dos seus erros você vai conseguir enxergar o aprendizado e evoluir para um segundo degrau que é a evolução a partir dele.
Em diversas situações as pessoas tem medo do erro, quando elas erram elas preferem nem ao menos se lembrar que isso ocorreu, elas não olham pro erro afim de entender a participação delas e o envolvimento dos demais, ela não digere aquilo, fica como um nó na garganta, uma mágoa no coração, um desconforto na barriga, elas não estudam, não pensam como isso poderia ser diferente naquela situação ou em uma próxima, e agora nós vamos falar do principal e pior ponto de tudo isso, quando você não se perdoa por um erro, ele consome sua vida e sua energia. O maior ato de amor que podemos ter conosco é a gentileza, em diversos momentos perdoamos nossos semelhantes pelos seus erros, mas quando olhamos para nós, pensamos que não podemos errar, a gente não se permite errar.
O intuito deste texto é promover a autorreflexão de todos. Não estou aqui para tratar de um erro especifico e sim de como você vem tratando os insucessos em sua vida, você já parou para pensar que nem todo erro é insucesso? Lembre-se atrás dele pode vir um aprendizado sem fim, que vai tornar você, uma pessoa, um profissional, um pai, um filho, um amigo, alguém melhor, mas quando você entra nessa situação vestido de juiz, julgando e condenando a si mesmo, você não permite ver o quanto esse erro pode ser responsável de tornar você uma pessoa melhor.
Ao ler esse texto, quero que você pense em todas as situações que você não foi gentil com você mesmo, que você foi mais generoso com o outro do que com você, toda situação de erro, culpa, fracasso que você olhou pra você sem os olhos de piedade, de amor e de acolhimento que você tem com os outros, e agora, fale pra você mesmo... Eu perdoo a mim mesmo por qualquer erro que eu tenha cometido, a partir de hoje, eu vou olhar para mim com olhos de amor e sempre procurar ressignificar toda e qualquer situação desafiante que eu venha a passar. Quando você se perdoa, quando você se aceita e ressignifica o que acontece com você, você verá que o outro também agirá assim, não olhará para você com um olhar de julgamento, ele irá compreender o seu erro e vai te ajudar a fim de juntos tornaram-se pessoas melhores, você vai perceber que o julgamento só existia dentro de você, depois disso você vai entender que o segredo de tudo é a leveza que todas as coisas tem e que quem as torna pesadas e difíceis somos nós mesmos.
Que a partir de hoje a gentileza, o amor e o aprendizado faça parte de você! Mais do que "é errando que se aprende', utilize é " é se perdoando que se aprende"
Gratidão!
Franciele Alves
Recursos Humanos / Coach
Consultora de RH | Mentora de Carreira e Negócios | Trainer | Acelero seu negócio através de contratações ágeis e assertivas em TI | Tech Recruitment Specialist | Tecnologia para RHs-Solides White Label
7 aMuito obrigada, fico feliz que gostou!
Auxiliar de Departamento Pessoal
7 aQue delícia esse texto, muito bom!!!
Gestão de Pessoas │ Employee Experience │ Liderança │ Desenvolvimento Organizacional │ Estratégia
7 aGratidão por encontrar essa reflexão que parece ter sido escrita exatamente para mim no momento que estou vivendo de muitos desafios pessoais e profissionais. Em nossa busca por desenvolvimento a arte que encanta é exatamente esta, de alguém que está com uma percepção apurada doar seu entendimento a alguém que está precisando de uma luz para clarear suas ideias emaranhadas e assim acontecer o encaixe perfeito de uma forma genuína. Obrigada Franciele!
Departamento Pessoal/RH e Escrita Fiscal
7 aSensacional!
Profissional de Recursos Humanos/Departamento pessoal generalista.
7 aÓtima reflexão Fran!