VANTAGENS DA ESTERILIZAÇÃO A ÓXIDO DE ETILENO
A forma mais antiga, eficaz e utilizada para esterilização de materiais termossensíveis é o Óxido de Etileno (ETO), processo físico-químico.
E você sabe por quê?
O ETO vem sendo utilizado como método de esterilização à baixa temperatura, desde 1.962.
É a forma mais eficaz, por se tratar de um gás altamente penetrante, com grande difusibilidade e solubilidade atingindo assim a eficácia na esterilização de materiais mais complexos, como materiais com reentrâncias, canulado com diâmetro pequeno e longo, articulações, entre outros. A esterilização à baixa temperatura (35ºC – 65ºC), aliada a alta compatibilidade com variados tipos de materiais: borrachas sensíveis, plástico, instrumental óptico, material elétrico, instrumentos delicados, órteses e próteses, polímeros, celulose, além do seu efeito não corrosivo, preservando a vida útil do material, fez com que o ETO recebesse o titulo de “Padrão Ouro em Esterilização”.
Apesar de ser considerado um gás tóxico, carcinogênico, mutagênico e inflamável, o método de esterilização por óxido de etileno possui normas bem desenvolvidas e métodos de validação acessíveis.
A validação da esterilização é realizada utilizando testes físicos, químicos e microbiológicos, além do controle residual do ETO nos materiais e no meio ambiente que constitui uma etapa muito importante do processo. As normas técnicas de treinamento e o uso obrigatório dos equipamentos de proteção proporcionam uma segurança efetiva aos artigos e aos técnicos envolvidos no processo de esterilização.