As Vantagens de ser Vendedor
Eu sempre quis ser líder! Não é fácil. O aprendizado é diário, os obstáculos são muitos, você precisa ser capaz de despertar o melhor nas pessoas. É preciso muitas vezes aprender a empreender. Eu me formei em Publicidade mas nunca me senti publicitária, sou uma vendedora por natureza.
Na escolinha, aos 08 anos de idade, eu comecei minha primeira experiência com vendas, vendendo batons na escola na hora do recreio. Ás vezes, eu tinha que vender idéias. Quando havia algum evento, eu ia conversar com as mães das minhas coleguinhas e conseguia convencê-las. Elas gostavam de mim por que eu passava confiança e principalmente, por que não sabia mentir.
Meu pai não fez faculdade, mas desde que eu me entendo por gente, incentivava a mente empreendedora e dar de presente uma caixa cheia de batons, trazidos da Zona Franca de Manaus, foi a forma dele incentivar que eu começasse a me interessar em ter o meu próprio dinheiro.
Naquela época, meados dos anos 80, a economia era acompanhada diariamente por meio do jornal Nacional. Eu não compreendia como o dinheiro podia deixar de valer de um dia para o outro com tantos planos econômicos mirabolantes. Só sabia que dinheiro era algo feito para ser gasto por que não adiantava ficar guardado pois perdia o valor com facilidade. Esse sentimento era de intensa frustração para ele pois trabalhava muito, tanto quanto minha mãe, para dar o melhor para mim e meus irmãos. Esse cenário atual que vivemos me lembra muito aquela época! Não sinto saudades disso, só da música que escuto até hoje.
Estou aqui pra falar da minha vontade de crescer como líder. E essa vontade me acompanhou em todas as empresas por onde passei. Tudo como começou com o cargo de vendedora.
A grande vantagem de ser vendedor é que há sempre algo novo a ser aprendido, seja sobre o Produto/ Cliente / Mercado.
- Não se deve julgar um livro pela capa.
- Buscar soluções para os clientes é algo mais recompensador que simplesmente tirar pedido;
- Usar constantemente a criatividade para derrubar objeções;
- Pós venda é a preparação da próxima venda. Vender é fácil, Perceber e Entender a necessidade do cliente é uma arte;
- Fazer seu próprio salário!!!
- Definir que sonho você vai realizar e quando vai realizar: A casa própria, o casamento, o carro...
- Manter os olhos na concorrência, fazer o dever de Casa e buscar melhorias!
A Inovação pode estar na simplicidade das coisas: Processos, produtos e no relacionamento com as pessoas.
Foi numa grande empresa de telemarketing onde eu tive que dar o famoso passo para trás pra dar um salto para frente e fui promovida supervisora. Antes disso, minhas experiências sempre foram nas áreas Vendas / Administrativa/ Relacionamento com o cliente. Enquanto operadora, eu tive vários supervisores mas uma delas, em especial, definiu o meu estilo de liderança: motivacional.
O meu gerente da época dizia: "Vocês não são operadores de Telemarketing, Vocês são Vendedores!
Nesta empresa, já como supervisora, eu tive muitas equipes de até 25 pessoas porque a única constante é a mudança. E pra ser líder de equipe, além de monitorar as pessoas e guiá-las de acordo com o propósito da empresa, é preciso manter a motivação acesa. É preciso desenvolver pessoas como uma plantinha.
Conhecer cada membro da equipe, saber o que o motiva, manter a sua motivação sempre na mão, usar isso para incentivar um melhor desempenho. Um pouco de psicólogo daqui, um pouco de supervisor dali mas sobretudo líder pelo exemplo! Motivação é algo que precisa vir de dentro. Este texto é pra dizer que a conquista da equipe era feita muitas vezes do "Fundo do coração", ou como se diz aqui na Bahia pelo "estômago". Abaixo, a foto de um Cuzcuz de Milho feito especialmente para um café da manhã com uma das equipes.
É preciso vender idéias!
Nos 04 anos que passei lá, eu fui capacitada e recapacitada em gestão de pessoas por meio de contantes treinamentos e ao sair, todo este conhecimento veio comigo! Com o tempo, o cargo de Vendedor ganhou outras habilidades a serem exploradas e valorizadas. Vender foi apenas a porta de entrada. Aprendi muito e quero colocar todo esse conhecimento em prática seja como Supervisora ou Coordenadora. Fiz esse texto por que sei vender, tenho disposição para aprender e ensinar e por que quero criar oportunidades para mim. Espero o reaquecimento da economia e tenho fé de que antes do que imagino muita coisa vai mudar para melhor. E se não acontecer, já estou bolando outros planos mas isso eu vou falar em outro texto. Abaixo a foto de como é bom acordar para realizar os sonhos.
Outros artigos:
Manual Simplificado do Linkedin
Sobre a autora: Patrícia Silva é graduada em Comunicação Social, tem MBA em Gestão de Negócios. Ama música e filmes.