As vantagens do ensino a distância
Já não é de hoje que o ensino a distância (EaD) tem sido parte da agenda de planejamento da maioria das organizações envolvidas com educação e treinamento. A qualidade do ensino à distância melhorou consideravelmente nos últimos anos, pois estudantes e educadores se tornaram mais confortáveis com a tecnologia, e as histórias de práticas recomendadas foram compartilhadas e duplicadas.
Embora a qualidade tenha aumentado substancialmente (e enquanto muitos programas inferiores falharam), ainda é prudente verificar se a organização de ensino a distância está totalmente credenciada por órgãos apropriados. O objetivo da acreditação é assegurar que a educação prestada por instituições de ensino atinja níveis aceitáveis de qualidade.
O ensino a distância apresenta uma série de vantagens, particularmente para estudantes que não tem tempo ou forma de se locomover até a instituição de ensino, por isso mesmo o benefício mais relevante envolva o luxo de permanecer no seu local de trabalho ou sua residencia.
As vantagens incluem:
- Acessibilidade para aqueles que vivem longe do centro de treinamento;
- Sem desperdício de tempo ou outros recursos no transporte, deslocando-se para uma localização central para cada classe;
- Flexibilidade para estudar em qualquer local conveniente com conexão à Internet;
- Aprendizagem auto-estimulada:
- Navegue rapidamente em materiais que você já dominou e concentre-se em tempo e esforço em áreas que contenham novas informações e/ou habilidades;
- Estudar materiais a uma velocidade e intensidade pessoais, sem ter que aguardar o ritmo mais lento da sala de aula média;
- Flexibilidade para participar das conversas nas áreas de discussão do quadro de avisos ou nos fóruns de discussão a qualquer hora e rever os comentários dos seus colegas desde a visita anterior;
- Aprendizagem just-in-time;
- Mais oportunidades para estudar o material mais atual disponível;
- Flexibilidade para aqueles com horários de trabalho irregulares;
- Acessibilidade para pessoas com mobilidade restrita (por exemplo, deficientes, feridos, idosos);
- Acessibilidade para pessoas com responsabilidades familiares (por exemplo, pais com filhos pequenos em casa).
Pesquisas recentes mostraram que o fator mais significativo que ajudou os alunos a ter sucesso - ou não - em aulas baseadas na Web tem sido sua capacidade de gerenciar o tempo. Os alunos mais bem-sucedidos relataram gastar 2 a 3 horas regularmente todas as semanas por cada hora de crédito para uma aula. Por exemplo, uma aula de 4 horas exigiu um mínimo de pelo menos 8 a 12 horas de trabalho a cada semana do semestre para completar todos os requisitos.
Sem palestras de aulas para estimular uma rápida explosão de atividade para completar um projeto, por exemplo, alguns estudantes procrastinaram por semanas do semestre, apenas para encontrar-se tão longe que nunca poderiam se recuperar. Os especialistas recomendam que você crie uma programação semanal típica para que você tenha um guia geral para alocar o tempo apropriado para estudar.
Com cerca de 10 anos de experiência em ensino EaD em instituições de ponta no Brasil e tendo tido mais de 2000 alunos em salas de aula virtuais, posso relatar que alguns dos principais desafios são:
Alfabetização tecnológica - incluindo a alfabetização em informática - A população-alvo exigirá treinamento sobre o uso das ferramentas, assim como os provedores. Os instrutores precisarão de treinamento focado para fazer uso efetivo das tecnologias envolvidas.
Avaliação do Programa - Deve-se ter cuidado para garantir que os programas de ensino a distância sejam tão desenvolvidos quanto os seus homólogos internos. Os mecanismos precisam ser desenvolvidos para avaliação de professores de programas originários de suas instituições. É necessário que haja padrões para a avaliação do curso e credenciamento do programa. Os programas de sucesso precisam ser reavaliados antes de implementá-los em um ambiente cultural diferente nessemundo globalizado.
Perder o conteúdo na tecnologia - Há necessidade de evitar simplesmente fornecer informações, em vez de instruções, ou de simplesmente transmitir palestras através deste novo meio. Isso seria prejudicial para os alunos, e uma redução no conteúdo e funcionalidade sobre o resultado pretendido. Evite focar na tecnologia ao invés do projeto e apoio educacional.
Instrução de línguas não-nativas - Muitas das ferramentas disponíveis, seja na Internet ou não, têm severas limitações em sua capacidade de acomodar a instrução de línguas não-nativas. Os sistemas de caracteres de 2 bytes como o chinês são especialmente problemáticos. Isso está se tornando menos um problema na Internet à medida que os padrões começam a se unir.
Suporte institucional para alunos a distância - As instituições acadêmicas devem lembrar que o conteúdo do curso é apenas um elemento da educação que eles fornecem. Se os alunos a distância estiverem sendo procurados, eles precisarão receber suporte similar ao recebido pelos usuários no campus. Isso inclui tudo, desde suporte de biblioteca completa até aconselhamento acadêmico, além de assistência administrativa mais mundana.
Aumentar o foco regional - Não é factível esperar que os alunos que estão separados por uma duzia de fuso horário se interessem em participar de programas ao vivo quando eles normalmente estariam dormindo. À medida que os programas interativos se desenvolvem, podemos ver um aumento em duas alternativas. Primeiro, as instituições que buscam comercializar seus produtos educacionais além de seus pontos de origem, oferecerão sessões adaptadas às necessidades dos alunos em áreas específicas. Em segundo lugar, os pólos regionais ou centros de educação podem começar a se formar. Existe o perigo de se isolar do ambiente de aprendizagem mais global. Na maioria dos casos, haverá benefícios na concepção de programas que incluem desafio e estimulação, e que envolvam o aluno em discussão e colaboração com aqueles que estão fora do círculo imediato de colega de classe.
Problemas de direitos autorais - Enquanto poucos pesquisadores levantam o problema de forma explícita, todos estão cientes de que muitas questões de direitos autorais em um ambiente eletrônico permanecem sem resposta. É importante examinar os objetivos e as intenções do programa, e certifique-se de que as autorizações necessárias foram obtidas conforme necessário.
Novos métodos de ensino – Com a Realidade Aumentada é possível melhorar o envolvimento do aluno na educação a distância. Pois eles poderão manipular os objetos no ar, como um holograma. O trabalho consiste justamente em oferecer tais ambientes com base em equipamentos mais baratos.
Porém, é unanime que todos tenham a mesma percepção de que o ensino a distância (EaD) é o novo ambiente de estudo do aluno aprender e se aperfeiçoar. Vamos juntos, rumo ao futuro do ensino a distância.